O Experimento Resistores
Por: Lucas Rocha • 5/5/2022 • Relatório de pesquisa • 893 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS[pic 1]
Faculdade de Engenharia
Laboratório de Física III
Luís Alberto Lamoso - P2 Guilherme Freitas Feitosa – P2
Lucas da Rocha Lizzi – P2
Experimento 7 – Experciencia de Oersted
Dourados, 2022
Luís Alberto Lamoso - P2 Guilherme Freitas Feitosa – P2 Lucas da Rocha Lizzi - P2
Experimento 7 – Experciencia de Oersted
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Laboratório de Física III, no Curso de ENG. Mecânica, na Universidade Federal da Grande Dourados.
Prof. Adão Silva.
Dourados, 2022
Resumo
A experiência de Oersted consiste em verificar utilizando uma bússola o campo magnético produzido por uma corrente elétrica que percorre um fio. O processo verificado é que um fio percorrido produz um campo magnético e esse campo é capaz de modificar a direção de uma bússola que está alinhada com o campo magnético terrestre.
Sumário
INTRODUÇÃO 5
- DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÕES 10
- REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A ligação de resistores em série se define quando seus terminais estão conectados um em seguida do outro e não existem ramificações ou nós entre eles.
[pic 2]
Figura 1 – Representação de resistores ligados em série
[pic 3]
Figura 2 – Circuito montado em laboratório
Resistores são componentes elétricos que resistem à passagem de corrente elétrica, transformando energia elétrica em calorífica. A inserção de um resistor a um circuito acarreta na diminuição na intensidade da corrente que flui.
Nos resistores Ôhmicos, quando ligados em série, não compartilham a mesma corrente, mantendo a voltagem constante e somando suas resistências.
DESENVOLVIMENTO
Associação de Resistores em Série
- No experimento, foi calculada a resistência equivalente de 3 resistores distintos ligados em série, sem a presença de corrente elétrica. Logo em seguida, esse valor foi testado usando Ohmímetro e e foram comparadas as medições com os valores pré-determinados.
[pic 4]
Figura 4 – circuito previsto no roteiro.
[pic 5]
Figura 5 – Circuito montado em laboratório
Tabela 1 – Resultado da medida da resistência equivalente em um circuito da figura 4:
[pic 6]
- Utilizando os mesmos materiais e componentes, o circuito montado da figura 4 foi conectado a uma fonte de tensão que foi ajustada para fornecer 12V de tensão para execução do experimento.
- A corrente (Io) foi aferida, assim como as tensões V1,V2 e V3, de acordo com a figura 4. O valor da resistência equivalente foi novamente comparado ao calculado previamente pela regra de associação de resistores e pela medição realizada com Ohmímetro.
Tabela 2 – Resultados da medida de tensões no circuito da figura 4:
[pic 7]
Associação de Resistores em Paralelo
[pic 8]
Figura 5 – Três resistores em paralelo
- O circuito da figura 5 foi montado utilizando os mesmo três resistores disponíveis na bancada, sendo um de 100 Ohms e dois de 150 Ohms. A priori a fonte de alimentação não foi ligada e os amperímetros foram substituídos por curtos circuitos. Durante a realização do esperimento as chaves foram alternadas entre abertas e fechadas, terminando o exercício com todas as chaves fechadas.
- A resistência equivalente (Req) foi aferida com ohmímetro, as medidas foram realizadas alternando o estado das chaves entre aberta e fechada.
[pic 9]
Figura 6 – Experimento 2.2B
...