O Formato BMP
Trabalho Universitário: O Formato BMP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardonet757 • 23/6/2014 • 721 Palavras (3 Páginas) • 327 Visualizações
O FORMATO BMP
O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, o que explica que seja particularmente usado nas plataformas Windows e OS/2. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixeis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada. O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação (DIB, Device independent bitmap).
A estrutura de um ficheiro bitmap é a seguinte:
RUBRICA DO FICHEIRO
A rubrica do ficheiro fornece informações sobre o tipo de ficheiro (Bitmap), a sua dimensão e indica onde começam as informações relativas à imagem propriamente dita.
A rubrica compõe-se de quatro campos:
• A assinatura (em 2 bytes), indicando que se trata de um ficheiro BMP com a ajuda dos dois caracteres. • BM, 424D hexadecimal, indica que se trata de um Bitmap Windows;
• BA indica que se trata de um Bitmap OS/2;
• CI indica que se trata de um ícone cor OS/2;
• CP indica que se trata de um ponteiro de cor OS/2;
• CI indica que se trata de um ícone OS/2;
• PT indica que se trata de um ponteiro OS/2.
• A dimensão total do ficheiro em bytes (codificado em 4 bytes);
• Um campo reservado (em 4 bytes);
• O deslocamento da imagem (em 4 bytes), ou seja, o endereço relativo do início das informações relativas à imagem em relação ao início do ficheiro.
RUBRICA DA IMAGEM
A rubrica da imagem fornece informações sobre a imagem, nomeadamente as suas dimensões e as suas cores.
A rubrica da imagem é composta por quatro campos:
• A dimensão da rubrica da imagem em bytes (codificada em 4 bytes).
Os valores hexadecimais seguintes são possíveis, de acordo com o tipo de formato BMP:
• 28 – Windows 3.1x, 95, NT;
• 0C – OS/2 1.x;
• F0 – OS/2 2.x;
• A largura da imagem (em 4 bytes), ou seja, o número de pixeis horizontalmente (em inglês width);
• A altura da imagem (em 4 bytes), ou seja, o número de pixeis verticalmente (em inglês height);
• O número de planos (em 2 bytes). Este valor vale sempre 1;
• A profundidade de codificação da cor (em 2 bytes), ou seja, o número de bits utilizadas para codificar a cor. Este valor pode ser igual a 1,4,8,16,24 ou 32;
• O método de compressão (em 4 bytes). Este valor vale 0 quando a imagem não é comprimida, ou 1, 2 ou 3, de acordo com o tipo de compressão utilizado:
• 1 para uma codificação LAN de 8 bits por pixel;
• 2 para uma codificação LAN de 4 bits por pixel;
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