O LABORATÓRIO DE MATERIAIS PARA ENGENHARIA
Por: letciaa9 • 20/5/2021 • Relatório de pesquisa • 520 Palavras (3 Páginas) • 90 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
LABORATÓRIO DE MATERIAIS PARA ENGENHARIA
LETICIA FRANÇA PALATA
RELATÓRIO: Prática 1 - Peneiramento
Vídeo 1: Ensaio de Granulometria do Solo - NBR 7181
- Preparação do solo
O primeiro passo é preparar o solo, retirando-o do local onde deseja-se fazer a análise, trazendo o solo para ser descansado. Posteriormente é feito o Destorroamento.O Destorroamento é feito quando o solo é depositado em um almofariz e socado com um pistilo. Após isso, o material passa pelo processo de quarteamento, que seria a divisão do solo em 4 partes, em proporções iguais.
- Identificação da Quantidade de Amostra para Análise Granulométrica
Dando seguimento ao processo, pega-se ¼ do material destorroado e joga-o na peneira de 5 mm, visto que o diâmetro da peneira de 76 mm possui uma dimensão muito grande em comparação ao material em análise, logo, o solo passaria totalmente.
- 1º Passo para Análise Granulométrica
Após preparado a quantidade certa do solo, que segundo a NBR, deve ser de 1Kg, o material é passado na peneira de 2 mm. O solo que ficar retido na peneira deve ser lavado para retirar os resíduos de solo fino que ficaram grudados no solo grosso. Nesse processo, deve-se evitar que a água seja derramada diretamente no solo, sem encharcá-lo muito. Depois, o residual deve ser alocado em um outro recipiente. Lembrando que este recipiente deve ser pesado previamente. Posteriormente deve-se realizar a pesagem, agora com o material no recipiente e anotar o valor dado, e por fim, coloca-se a tampa e direciona-o até a estufa. Segundo a NBR, a estufa deve estar entre 105°C a 110°C, em temperatura constante.
- 2º Passo para Análise Granulométrica
O material que passou pela peneira de 2 mm é dividido em três porções de 100 g para realização da análise da umidade higroscópica. Outra porção de 120g é utilizada para ser o Mh, de acordo com a fórmula da Norma.
O material de solo que restou é colocado em uma peneira de 0,75mm. E o mesmo processo feito anteriormente para o material grosso é feito agora para o fino. Depois da lavagem e pesagem desse solo, ele é levado também para estufa junto com as outras três amostras de 100g.
Depois de retirar o solo fino da estufa é hora de passá-lo no peneirador. Quando finalizar o peneiramento é realizado a pesagem do material que ficar retido em cada uma das peneiras
e anotar os valores para que seja possível realizar os cálculos posteriormente.
O mesmo processo deve ser repetido para o solo grosso, só que agora passando-o pelo peneiramento em malhas com diâmetro maior.
Vídeo 2: Agregados - Determinação da Composição Granulométrica - ABNT NBR NM 248:2003.
O primeiro processo é despejar a amostra 1 no conjunto de peneiras que deve ser agitada manualmente. Após o peneiramento, volte com o material passante para o conjunto, pese o que ficou retido e anote o valor para os cálculos futuros. Repita o processo para todas as peneiras do conjunto. O peneiramento é feito até que a massa passante seja inferior a 1% da massa retida. Assim, o peneiramento deve continuar até atingir o exigido pela Norma. Por fim, some as massas retidas para encontrar o valor total.
...