O Mandrilamento Cilíndrico
Por: Paulinha Trindade • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 1.313 Visualizações
- Mandrilamento Cilíndrico
É o processo em que a superfície usinada é cilíndrica e o seu eixo de rotação coincide com eixo em volta do qual a ferramenta gira. Perfeito para usinagem e a necessidade de acabamento de superfícies de paralela entre si.
Mandrilamento Cônico
É o processo em que a superfície usinada é cônica e o eixo de rotação coincide com o eixo em volta do qual a ferramenta gira. Ideal para usinagem e acabamento de superfícies inclinadas.
Mandrilamento Radial
É o processo em que a superfície usinada é plana e perpendicular ao eixo em torno do qual gira a ferramenta. Utilizado no desbaste e usinagem em peças planas.
Mandrilamento Esférico
É o processo no qual a superfície usinada é esférica e o eixo de rotação coincide com o eixo em volta do qual a ferramenta gira. Apropriado para Usinagem de precisão e acabamento fino da superfície.
- O processo de usinagem desempenha importantes etapas dentro dos processos de fabricação na indústria de grande parte dos setores econômicos atuais. Através de inúmeros métodos distintos de processar sólidos metálicos, foi desenvolvido um trabalho dando ênfase ao mandrilamento.
O mandrilamento é a operação de usinagem caracterizada pela máquina ferramenta mandriladora que realiza trabalhos sobre determinadas superfícies, cilíndricas, cônicas, radiais, e esféricas. Nada mais é do que um processo mecânico de usinagem de superfícies de revolução, com o auxílio de uma ou mais ferramentas de corte. Nessa operação, a ferramenta de corte é fixada a uma barra de mandrilar em certo ângulo, determinado pela operação a ser realizada.
A principal motivação para a existência desse processo é atender a necessidade de parâmetros de precisão, motivados pela adequação de elementos mecânicos voltados a indústria, por exemplo, a rosca e o passo de um parafuso, as esferas de um rolamento, o eixo de um motor, a placa de um molde de injeção entre outros.
...