O OVERCRAFT SOCIOLOGIA
Por: Ronaldo Elzo Simas • 24/6/2021 • Seminário • 628 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
Página 1 de 3
HOVERCRAFT
MODAL HIDROVIÁRIO
Brasil possue 63,000km de rios, lagoas, represas e canais que podem ser usados para a navegação.
Menos de ¼ desses recursos são utilizados sendo que é o meio mais barato que existe e permitiu a expansão das fronteiras do Brasil colonial.
TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
O transporte hidroviário no Brasil utiliza comercialmente (para o transporte de cargas e de passageiros) apenas 19,5 mil km ou 30,9% da malha potencialmente utilizável, que chega a 63 mil quilômetros. Praticamente dois terços do potencial não são devidamente utilizados. (Dados da CNT)
Vias Economicamente Navegadas (CNT)
Brasil na contramão do progresso
HISTÓRIA
Pode-se dizer que a história do Hovercraft começou em 1716, na Suécia. com a aparência semelhante à de um barco de cabeça para baixo.
Em 1915, o austríaco Dagobert Müller, um oficial da marinha, montou o primeiro veículo funcional para operar na água de maneira semelhante a um Hovercraft.
AEROMOBILE 1959
Dr. William R. Bertelsen criou o seu primeiro modelo de hovercraft, chamado “Aeromobile 35-B”.
Esse foi o primeiro deles a trafegar por terra, além de ser capaz de flutuar sobre outros tipos de terreno e ter a capacidade de transportar o condutor e um passageiro.
‘Zubr’ O maior do mundo
O Hovercraft do projeto 12322 desloca 555 toneladas, é capaz de atingir uma velocidade de até 60 nós e tem autonomia de 300 milhas náuticas. Os armamentos duas instalações de artilharia com calibre de 30 mm e dois lançadores de foguetes de artilharia de 140 mm.
O Zubr é projetado para transportar três tanques de 150 toneladas, ou 10 veículos blindados de transporte de pessoal de 131 toneladas e mais 140 paraquedistas.
HOVERCRAFT
Melhorias foram implementadas
Tornando um meio de transporte eficiente.
Uma das suas principais vantagens era atingir altas velocidades e serem capazes de operar em terra e na água.
Na década de 60 foram criados vários modelos.
Entre eles, o “Cushioncraft”, que foi um veículo circular desenvolvido por Desmond Norman e John Britten.
HOVERCRAFT ATUALMENTE
Desde o início dos anos 80, hovercrafts passaram a ser empregados, especialmente no transporte de passageiros (Ferry Boats) e para fins militares.
Além disso, várias embarcações desse estilo passaram a ser utilizadas comumente por equipes de resgate.
Molly Rayner, um hovercraft de resgate que atua na costa do Reino Unido desenvolvido para operar em águas agitadas e condições pelas quais seria impossível conduzir um barco (como bolsões de lama).
HOVERCRAFT NO BRASIL
Criado nos anos 2000 em manaus.
Primeiro Hovercraft anfibio na America Latina.
Abiatá Santana e Adimael Santana.
Atinge 80 km/h com peso de 70ton.
Capacidade de 140 pessoas.
REFERENCIAS
BRASÍLIA. Confederação Nacional do Transporte. Sest Senat. Aspectos Gerais da Navegação Interior no Brasil: o estudo aspectos gerais da navegação interior no brasil apresenta uma caracterização do setor, assim como o seu histórico. analisa, também, os cenários normativo e institucional e os planos e programas de governo.. O estudo Aspectos Gerais da Navegação Interior no Brasil apresenta uma caracterização do setor, assim como o seu histórico. Analisa, também, os cenários normativo e institucional e os planos e programas de governo.. 2019. Disponível em: https://cnt.org.br/painel-hidroviario. Acesso em: 24 set. 2020.
PEREIRA, Ana Paula. Hovercrafts: a história tecnológica brilhante dos aerobarcos [ilustração]:. Um hovercraft (também conhecido como veículo de colchão de ar ou aerobarco) é um veículo que não trafega diretamente na água ou no solo, mas "flutua" sobre um colchão de ar pressurizado.. 22/08/2013. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/tecnologia/43443-hovercrafts-a-historia-tecnologica-brilhante-dos-aerobarcos-ilustracao-.htm. Acesso em: 24 set. 2020.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com