O PAINEL SOLAR CONSTRUÍDO COM LED PARA CARREGAMENTO DE CELULAR
Por: Luciano Luciano • 7/4/2018 • Ensaio • 2.729 Palavras (11 Páginas) • 827 Visualizações
TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
TEMA: PAINEL SOLAR CONSTRUIDO COM LED’S PARA CARREGAMENTO DE CELULAR
RELATÓRIO DO 4° SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL. NOME: RA: TURMA: |
São Paulo/SP
2018
Sumário
Introdução
1.Listagem de siglas 4
2. Led 5
3. Energia 6
3.1 Formas de energia 7
3.2 Como se mede energia? 7
3.3 Energia Solar fotovoltaica 8
4 Materiais semicondutores 8
5. Material capacitores 9
6. Capacitância 10
7. Diodos semicondutores 11
8 Desenvolvimento e construção do projeto 12
8.1- 1º Teste 12
8.2 - 2º Teste 13
8.3 - 3º Teste 13
9. Materiais utilizados para realização do projeto 14
10. Planilha de orçamento 16
11. Conclusão 17
12. Bibliografia 18
Introdução
Neste projeto, é demonstrada a utilização de um painel de led`s que transformam a energia solar em energia elétrica, é mostrada também a possibilidade da utilização da energia solar como forma de proporcionar recargas de baterias de telefones celulares em qualquer lugar onde haja emissão de raios solares.
Este trabalho de (APS) - Atividades Práticas supervisionadas são referentes a uma Dependência do 4ºsemestre de Engenharia Civil.
Para a realização do projeto foi necessário buscar informações sobre LED`S, capacitores, ligações em paralelo e série. Tudo isso foi feito para que os materiais fossem os melhores possíveis para execução do painel de LED`S.
O Brasil é um país onde aparelhos de telefone celular estão cada vez mais sofisticados: além de sua função primária, a de fazerem ligações, alguns modelos tiram fotos, gravam vídeos, acessam a internet, recebem sinal de rádio e, nos modelos mais modernos, há até mesmo sinais de TV digital. Todas essas evoluções nos celulares causaram um aumento no tempo gasto pelos usuários com esses aparelhos. Entretanto, a evolução das baterias dos aparelhos não acompanhou o progresso tecnológico das funções dos celulares e, assim, o tempo de duração das baterias – alvo de reclamações de usuários desde o começo da telefonia celular – tornou-se um problema ainda maior. As comunicações continuam sendo as principais beneficiárias da utilização de aparelhos celulares, com eles, diminui-se a distância entre as pessoas, o que desafia as operadoras a espalharem seus sinais a lugares onde não se tinha qualquer outra forma de comunicação. Neste projeto, é demonstrada a utilização de um painel de LED`S que transformam a energia solar em energia elétrica, auxiliado por uma bateria interna para evitar problemas de carga quando não houver luz solar suficiente, mas no nosso caso iremos utilizar uma lâmpada dicroica, para gerar essa energia na realização do projeto.
1.Listagem de siglas
Material Tipo
P= Positivo
Material Tipo
N= Negativo
HF=high frequency (Alta frequência)
BF= Baixa frequência
Wp= Watt de pico
Wh= Watt hora
Ap= Ampère de pico
Ah= Ampère hora
V= Volt
A= Ampère
W= Watt
FP= Fator de Potencia
Vcc= Tensão Corrente continua
Vdc= Tensão Corrente continua
Vca= Tensão Corrente alternada
CIGS= Cobre-Índio-Gálio-Selênio
LDRs= Resistores dependentes de luz
c-Si= Silício Cristalino
m-Si= Silício Monocristalino
p-Si= Silício Policristalino
a-Si= Silício Amorfo
GaAs= Arsenieto de Gálio
CdTe= Telureto de Cádmio
2. Led
O LED é um condutor de energia elétrica, que quando energizado, emite luz visível a olho nu e a sigla LED, numa tradução livre, quer dizer Diodo Emissor de Luz O sistema de iluminação com lâmpadas incandescentes, no entanto, utiliza um modelo de filamentos metálicos e descarga de gases para a produção da luz.
No entanto, os diodos podem emitir, por exemplo, luz infravermelha não visível ao olho humano. Esse tipo de LED também tem muitas utilizações, uma delas o controle remoto da sua televisão. Por isso que o nome correto para o LED utilizado em iluminação seria VLED, que significa Diodo Emissor de Luz Visível.
Os diodos são materiais semicondutores, largamente utilizados na eletrônica. Não nos aprofundaremos em como funciona o surgimento de luz dentro do LED, pois são questões técnicas que fogem do escopo do uso mais doméstico do produto, mas vale a pena deixar claro que um LED é composto por dois materiais, um carregado positivamente chamado de material tipo P, e outro negativamente, material tipo N. Quando a corrente elétrica passa através desses materiais, ocorrem reações e a luz é emitida.
Para uma lâmpada de LED funcional, existe um conjunto de, basicamente, três seções diferentes. O LED propriamente dito, o circuito que o alimenta com energia e, finalmente, a fonte, ou seja, a peça que regula a tensão existente com a usada pelo LED, que é muito mais baixa do que a da tomada ou de uma lâmpada.
É importante entender que em um LED é o próprio material que “acende” e não um filamento, como acontece em uma lâmpada incandescente comum. Isso o torna muito mais durável e mais resistente a movimentos e até as pancadas
Abaixo, na figura 1, temos a representação simbólica e esquemática de um LED.
O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor responsável pela geração de luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas, como pode ser verificado na Figura 2, onde apresentamos um LED convencional e seus componentes.
...