O Próximo projeto da Apple Inc se tornaria o computador pessoal mais bem sucedido da história
Por: Gabriela Torres • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, na Califórnia. Deixado para adoção pela sua mãe biológica, ele foi criado por Paul e Clara Jobs na cidade de Mountain View.
Jobs trabalhou na Atari antes de criar a Apple, oportunidade em que desenvolveu um dos primeiros arcades comerciais. A Apple foi criada em abril de 1976, para comercializar o computador pessoal criado por por seu amigo (Wozniak). Para tanto, decidiram abrir uma empresa. Foi Jobs que propôs Apple Computers. Jobs instalou a equipe da Apple na garagem da sua casa, para começar a montar os computadores. É lançado o apple I.
Apple II
O próximo projeto da Apple Inc se tornaria o computador pessoal mais bem sucedido da história.
Em 1978 nasce sua primeira filha, chamada Lisa Nicole.
Apple III
Lançado em maio de 1980, o Apple III foi um fracasso.
Apple Lisa
O projeto nasceu em 1979. Foi o primeiro computador da Apple a utilizar a interface gráfica.
Embora revolucionário - o Apple Lisa foi um fracasso comercial. Parte do fracasso deveu-se a própria Apple e Jobs que converteram o Macintosh num concorrente mais barato que o Lisa.
Macintosh
O projeto Annie nasceu em 1979, equipamento simples, com tela, teclado e computador numa única peça. Raskin imaginava o computador pessoal como produto de massa, por isso trabalhava para reduzir os custos.
Jobs começou a ficar fascinado pelas ideias para o projeto - uma máquina barata para o grande público, mas não concordava com a transgressão na qualidade para manter os custos baixos. Raskin e Jobs começaram uma disputa pela liderança do projeto que terminou com o afastamento de Raskin por ordem do presidente da Apple na época.
O lançamento oficial do Mac aconteceu em 24 de janeiro de 1984.
O sucesso do Macintosh inicialmente contribuiu com o aumento da influência de Jobs sobre a Apple. O desgaste com as equipes acabaria por contribuir com sua saída no ano seguinte.
No segundo semestre de 1984, as vendas do Mac começaram a apresentar uma queda.
Saída da Apple
As exigências extravagantes quanto a design e estética, cobranças cruéis a funcionários e parceiros acabaram desgastando sua imagem no conselho de direção da Apple. As quedas nas vendas do Mac a partir do segundo semestre de 1984 e vendas nulas do Lisa acabaram levando Jobs e Sculley a desentendimentos.
Em 24 de maio de 1985, numa reunião fica estipulado que Jobs não ficaria com o controle de nenhuma divisão e nenhum encargo operacional, mas poderia ficar na empresa com o título de presidente do conselho e no papel de visionário dos produtos. Jobs não aceitou. Ele agora estava fora da Apple.
Em 1991 Casa com Laurene Powell, com quem possui três filhos.
Depois que foi demitido Jobs criou a Next, outra empresa do ramo da tecnologia que inclusive foi comprada depois pela própria Apple já que A Apple precisava com urgência de um novo Sistema Operacional e a opção encontrada foi adquirir a NeXT e levar Jobs junto. O anúncio da aquisição foi feito em 20 de dezembro de 1996.
Retorno à Apple
Após assumir os cargos de consultor e de CEO interino, ele voltou ao papel de principal executivo da companhia, decidido a reformulá-la no que fosse preciso, corrigindo os desvios de rumo responsáveis pela Maçã perder espaço e sucesso.
Uma das suas inovações foi ramificar a Apple para além do seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações (iPhone), músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com a loja de venda legal de música pela Internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público pela sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones moveis, chamados de iPhone, com tecnologia de toque.
No dia 24 de agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Ele esperava permanecer como presidente da mesa de direção da empresa, recomendando em sua carta de demissão que Tim Cook fosse nomeado seu sucessor.
Steve Jobs morreu no dia 5 de outubro de 2011 na sequência de um câncer pancreático . A causa final da morte foi uma parada respiratória.
Em suma, Jobs conseguia reunir em uma só pessoa os três personagens conflitantes: o empreendedor, o gerente e o técnico, os quais, soube utilizar em maior ou menor grau durante toda sua carreira, ligando os pontos como ninguém.
Cabe ao seu sucessor a difícil missão de liderar, motivar e integrar empreendedores, gerentes e técnicos, fazendo com que a soma de suas habilidades ao menos se aproxime da genialidade de Steve. O sucesso da estratégia, só o tempo poderá dizer.
Estilo de liderança Steve Jobs
Coercitivo Steve faz duras criticas ao trabalho de seus funcionários, isso provoca medo, fúria e stress neles.
Treinador Steve acompanha o desenvolvimento do projeto, é compreensível e busca uma solução para o trabalho em equipe.
...