O Processamento em Tempo Real e Filtragem
Por: Diego Araújo • 23/11/2021 • Projeto de pesquisa • 1.624 Palavras (7 Páginas) • 122 Visualizações
Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Engenharia Eletrônica
Laboratório de Controle e Automação II
Prática de Ensino Híbrido Emergencial
Processamento em Tempo Real e
Filtragem Digital
Professor: Cláudio Dias Campos
Outubro 2021
1. INTRODUÇÃO
Ao término desta prática o aluno será capaz de avaliar o desempenho de sistemas
embarcados microcontrolados, executando tarefas de processamento em tempo
real, como a filtragem de sinais de amostragens periódicas através do uso de um
algoritmo bare-metal de execução multitarefas.
2. RECURSOS NECESSÁRIOS
• Registro e acesso ao serviço online Tinkercad: https://www.tinkercad.com
O Tinkercad é um ambiente de virtualização de hardware analógico e digital,
mantido gratuitamente pela empresa Autodesk, que permite programar e
simular plataformas Arduino baseadas nos microcontroladores Atmel.
• Matlab
Ambiente para projeto e validação de filtros a tempo contínuo e a tempo
discreto. Nessa prática poderá ser utilizada qualquer outra ferramenta
computacional que dê suporte ao desenvolvimento de filtros digitais.
• (complementar) Plataforma de hardware Arduino, Arduino IDE e biblioteca
FreeRTOS (de Richard Barry).
O uso deste recurso não será obrigatório, uma vez que as tarefas avaliativas
poderão ser realizadas no ambiente de virtualização Tinkercad.
Para a execução das atividades práticas presenciais o laboratório disporá da
plataforma de hardware e de programação (IDE) do Arduino UNO R3.
3. PROCESSAMENTO EM TEMPO REAL
O processamento de dados em tempo real está associado a um fluxo contínuo de
entrada, processamento e saída de informação, que cumpre uma determinada
tarefa computacional, em tempo de execução rígido. O conceito de tempo real não
está restrito a respostas rápidas ou de baixa latência, mas à capacidade de cumprir
requisitos temporais predeterminados, independente da carga computacional a que
este sistema esteja submetido. Algoritmos que implementam leis de controle digital
são típicas ilustrações de processamento que exigem tempo real.
Sistemas embarcados de pequena escala são geralmente implementados
utilizando-se técnicas de programação de baixo nível (bare-metal) quando:
1. O sistema é baseado em microcontroladores de entrada (low end) de baixa
complexidade, baixo poder computacional e com severas limitações de memória,
se mostrando incapazes de suportar implementações de sistemas operacionais.
2. O tempo de inicialização da aplicação é crítico, não sendo possível atingir
este desempenho temporal através do uso de sistemas operacionais.
3. Quando se deseja ter controle direto sobre o hardware, para que se possa
atingir requisitos temporais mais rígidos, como em malhas de controle rápidas.
4. Quando se deseja evitar a sobrecarga de processamento dos sistemas
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