O Que é A Plataforma Moodle
Dissertações: O Que é A Plataforma Moodle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 91158423 • 11/3/2015 • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 333 Visualizações
MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.
Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registrados, em 175 países.
Índice [esconder]
1 História
2 Filosofia
3 Distribuição
4 Utilização
5 Principais características
6 O Moodle em Portugal
7 Desevolvimento
8 Referências
9 Ligações externas
§História[editar | editar código-fonte]
O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
§Filosofia[editar | editar código-fonte]
Nas palavras do próprio Dougiamas, baseando-se na pedagogia sócio-construtivista:
(...) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem.
A filosofia do projeto é orientada pelo que os desenvolvedores denominam de "pedagogia sócio-construtivista", pautada em quatro conceitos-chave:
Construtivismo — teoria pedagógica que sustenta que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos à medida que interagem com o seu ambiente;
Construcionismo — que sustenta que a aprendizagem é particularmente eficaz quando se dá construindo alguma coisa para que outros experimentem;
Construcionismo Social — que amplia o conceito anterior para um grupo de pessoas que constroem algo para outras que, de maneira colaborativa, criam assim uma cultura de "coisas" compartilhadas, assim como de significados compartilhados;
Ligado e Separado — onde o objeto de observação é a motivação das pessoas em uma determinada discussão de assuntos.
Estes conceitos podem não ser compreendidos e assimilados pelos utilizadores em uma primeira abordagem, mas os desenvolvedores recomendam que os utilizadores possuam um conhecimento prévio dos mesmos.
§Distribuição[editar | editar código-fonte]
O programa é disponibilizado livremente na forma de software livre (sob a licença de software livre GNU Public License) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou qualquer outra acessível via ODBC.
É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Evolui constantemente adequando-se às necessidades dos seus utilizadores.
Constitui-se num software intuitivo e fácil de utilizar, que tanto pode dar origem a uma página de um único professor/formador, como à página de uma Universidade, com dezenas de milhares de alunos/utilizadores.
Os seus requisitos técnicos são:
Servidor - Servidor Web com suporte PHP (ex.: Apache, IIS);
Cliente - Browser e software específico para visualização dos recursos (formatos "pdf", "doc", etc.)
Os principais tipos de utilizadores (papéis) são:
Administrador
Gerir utilizadores
Definir modelos de autenticação
programar cópias de segurança automáticas
gerir disciplinas e as suas categorias
gerir idiomas
gerir módulos (atividades e blocos)
gerir página inicial
gerir aparência do site
aceder a relatórios
instalar novos blocos de atividades
editar aparência dos temas
atualizar a versão do Moodle
Professor
configuração da disciplina
gestão de alunos
gestão de grupos
gestão de cópias de segurança
análise de relatórios
gestão de escala de notas
análise de notas dos alunos
gestão de sistema de arquivos/ficheiros
acesso a fórum de professores
acesso a tarefas efetuadas pelos alunos
Aluno
recursos
atividades
bloco administração
§Utilização[editar | editar código-fonte]
Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação
...