O Relatório Experimento
Por: Lucas.pl • 28/11/2019 • Trabalho acadêmico • 403 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Coletor de admissão é um componente presente em motores a combustão de automóveis, que tem sua função voltada para o transporte e distribuição da mistura de ar e combustível para os cilindros, de acordo com a figura 1. É uma peça que apresenta grande importância para o rendimento e potência dos motores, e requer elevado grau de acabamento interno superficial, tendo que ser o mais liso possível, e com alta precisão aerodinâmica, para um escoamento dos gases correto. É importante também que a distribuição dos gases para a câmara de combustão seja tão uniforme quanto possível, tanto em termos de massa quanto volume. Além disso, seu comprimento possui influência sobre a potência e o torque do motor, de tal forma que o acréscimo de um é o decréscimo do outro, e que o torque aumenta conforme a comprimento dos dutos do coletor.
Na sua grande maioria, eles são produzidos de ligas de alumínio, que é um material com vasta aplicação em engenharia automotiva, por apresentar baixíssima densidade entre os metais. Isso acaba diminuindo consideravelmente o peso total do carro e aumentando sua eficiência energética, com a diminuição do consumo de combustível, porém mantendo ainda boas características de resistência mecânica.
Apesar do alumínio ser um metal extremamente leve, a constante busca por tecnologias alternativas de maior qualidade ou menor custo impulsiona as buscas por materiais que possam substituí-lo, e uma das classes mais visadas para isso são os polímeros.
Existe uma infinidade de compostos poliméricos, e esses podem ser desde os mais baratos, utilizados em produção seriada em grande escala, como no caso de tampas, garrafas, potes, frascos, componentes estruturais de eletrodomésticos, utensílios de cozinha e limpeza, entre outros, até polímeros de engenharia, que são mais caros, porém com propriedades mais acentuadas.
De maneira geral, os polímeros são divididos em dois grupos. O primeiro deles são os termoplásticos, que compreendem os plásticos comuns, e que são atualmente os materiais mais utilizados mundialmente na indústria, podendo-se citar entre os mais importantes o Polietileno (PE), o Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS). Eles têm por característica serem materiais de baixo custo, recicláveis, leves, de fácil conformação e processamento, estáveis quimicamente, resistentes à corrosão, isolantes elétricos, e com propriedades mecânicas interessantes para condições menos exigentes de operação. Entretanto, nessa mesma categoria ainda existem os chamados plásticos de engenharia, que apresentam propriedades físicas e químicas superiores e diferenciadas em relação aos plásticos simples, mas com um custo mais mais elevado.
...