O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE
Por: Vitor2329 • 24/6/2017 • Trabalho acadêmico • 860 Palavras (4 Páginas) • 558 Visualizações
ANDRE LUIZ DA COSTA
FELIPE DOS SANTOS
VITOR HUGO FUCK
SISTEMA DE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE
Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior
Itajaí-SC
04/2017
ANDRE LUIZ DA COSTA
FELIPE DOS SANTOS
VITOR HUGO FUCK
SISTEMA DE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE
Trabalho apresentado para a disciplina de Automação Industrial do Curso de Engenharia de Produção do Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior.
Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior
Itajaí-SC
04/2017
SÚMARIO
INTRODUÇÂO......................................................................................1
JUSTIFICATIVA........................................................................................1.2
OBJETIVO GERAL................................................................................2
INTRODUÇÃO
1.1 Nos tempos atuais, com toda a preocupação existente em relação ao “ecologicamente correto”, o consumo exacerbado de energia elétrica nas industrias é um fator que deve ser controlado e reduzido ao máximo, não só por se tratar do meio ambiente, mas também pelo custo que o consumo exagerado ou inadequado de energia elétrica gera para a empresa. A eficiência energética é, hoje, uma questão crucial para a Humanidade – Geller (2003, p.2).
Portanto neste trabalho acadêmico foi feita a análise de custos com energia elétrica de uma empresa e com isso constatou se desperdício de energia devido as lâmpadas que ficam acesas durante a noite, por esquecimento do funcionário responsável por desligar as luzes, sendo assim a instalação de uma iluminação com sistema de acendimento e desligamento automatizado diminuiria o desperdício e baixaria o custo da empresa.
1.2 A utilização de um sistema de iluminação inteligente, por mais simples que seja, é uma alternativa viável para a empresa devido seu baixo custo de implementação e manutenção e pode evitar muito desperdício. É um sistema barato e funcional, que pode contribuir muito para tornar a empresa mais eficiente.
OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar uma opção de sistema de iluminação automatizado para reduzir desperdícios numa indústria. Atualmente na empresa em questão, seu sistema de iluminação é manual, ou seja, sempre que a empresa abre pela manhã um funcionário fica responsável por acender toda a iluminação necessária para o trabalho durante o dia, no final do turno de serviço os funcionário responsáveis por cada setor apagam as luzes, porem como trata se de uma empresa de grande porte é muito comum luzes ficarem acesas, sendo assim ocorre o desperdício. Partindo deste princípio, surgiu a ideia da instalação de um sistema de iluminação inteligente, onde seria instalado sensores de presença pela fábrica que acenderiam as luzes automaticamente, assim que os funcionários chegassem e apagariam assim que todos saíssem. Este sistema seria conectado a toda iluminação, portanto não ocorreria mais o problema de luzes acesas durante a noite. Na área externa da empresa seria instalado sensores de claridade (fotocélula), para que quando amanheça as luzes externas se apaguem automaticamente.
METODOLOGIA
O trabalho foi realizado a partir da seguinte metodologia:
- Estudo sobre a iluminação de uma empresa, desperdícios e problemas.
- Levantamento de informações sobre sistemas de iluminação inteligente.
- Elaboração de um projeto para instalação dos sensores de presença e de iluminação (fotocélula). Neste cenário será feito a descrição das atividades rotineiras no dia a dia da indústria e como a automatização da iluminação pode gerar mais comodidade, segurança e evitar desperdícios.
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Atualmente com tantos avanços, as empresas buscam manter a qualidade, eficiência e resistência, mas com baixo custo. Quando se fala de baixo custo também é incluído a iluminação, pois vários estudos comprovaram que a iluminação afeta de várias formas o desempenho humano.
[...] Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto – Oscar Niemeyer apud Alessandro (2010)
...