O Sistema de Controle de acesso Biométrico baseado em Padrões Faciais
Por: Ricardo Kramer • 24/5/2022 • Seminário • 5.112 Palavras (21 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Controle de acesso Biométrico baseado em Padrões Faciais André Ricardo dos Santos, Fernando Tapia Gondim¹. Marco Antônio Fumagalli, Paulo Cesar da Silva Emanuel, Rogério Issamu Yamamoto. |
Resumo A tecnologia de reconhecimento facial é um tipo de sistema que identifica características da face do usuário, pode ser usado em diferentes áreas com a finalidade de aumentar a segurança e rastreabilidade, e vem ganhando bastante foco e interesse das principais potências mundiais nos últimos anos. O assunto a ser tratado neste artigo consiste no desenvolvimento de um sistema de controle de acesso Biométrico baseado em padrões faciais, no qual tem por objetivo criar um protótipo para melhoria e eficiência dos sistemas de controle de acesso atuais levando em questão à segurança e usabilidade. Para isso foi necessário a pesquisa e utilização de bibliotecas capazes de capturar parâmetros importantes para a biometria, além do uso da plataforma MySQL para armazenamento de dados e a plataforma embarcada Raspberry 3 B+ contendo uma performance adequada aos testes realizados. Deduz-se que o uso da biometria facial é uma tecnologia com bons resultados para o uso prático, obtendo-se através dos testes realizados uma eficiência de 99% de assertividade para identificação de indivíduo, tornando-se algo cada vez mais viável para sua implementação. Palavras - chave: reconhecimento facial, controle de acesso, facilidade, segurança. Abstract Facial recognition technology is a type of system that identifies characteristics of the user's face to be used in different areas in order to have more security and traceability, and that is gaining a lot of focus and interest from the main world powers in recent years The subject to be addressed in this article is the development of a biometric access control system based on facial patterns, in which it aims to create a prototype for improvement and efficiency of current access control systems with regard to security and usability. For this purpose, it was necessary to search and use libraries capable of capturing important parameters for biometrics, as well as the use of the MySQL platform for data storage and the embedded platform Raspberry 3 B+ containing an adequate performance to the tests performed. It is deduced that the use of facial biometrics is a technology with good results for practical use, obtaining through the tests performed an efficiency of 99% of assertiveness to identify the individual, becoming something increasingly viable for its implementation. Keywords: facial recognition, access control, ease, security. |
- Introdução
O controle de acesso eletrônico no qual verifica a autenticidade de pessoas em locais ou ambientes restritos, ganha cada vez mais espaço e adoção pelo mercado brasileiro como uma ferramenta no setor de tecnologia, encontrada em acessos a eventos, instituições, compras via internet, transações bancárias etc. “O indivíduo em diversos níveis convive com processos de identificação e verificação de identidade no decorrer do seu dia” (MORAES, 2010, p.15).
A autenticação mais comumente utilizada é através de senhas, números de identificação, cartões magnéticos, e biometria digital (PLUGMAIS, 2018). “Todas essas formas de autenticação estão sujeitas a falhas ou fraudes, com maior ou menor grau de segurança” RIHA; MATIAS (2000 apud RIBEIRO, 2008, p.14)
Desta forma, com o aumento dos índices de fraude, decorrente das práticas até então adotadas, com o avanço da tecnologia o controle de acesso biométrico com padrões faciais ganha cada vez mais espaço no mercado atual, método utilizado com maior frequência por empresas privadas e pelo governo em eventos de grandes proporções e com maior exigência de segurança. De acordo com ARAUJO (2010 , apud SHMIDT et al, 2015, p.1) “ O Reconhecimento facial pode ser uma das formas mais eficientes para evitar que fraudes de identidade aconteçam, pois é difícil enganar um método de identificação que utiliza dados exatos e particulares, como o rosto de uma pessoa”.
O Reconhecimento biométrico com padrões faciais é uma área de estudo que vem sendo explorada com maior frequência no Brasil e no mundo, por oferecer uma forma mais segura e ágil nas identificações de indivíduos, além de assegurar a integridade de sistemas onde a mesma é aplicada e, com isso, destaca-se entre as tecnologias biométricas existentes atualmente.(NOGUEIRA et. Al, 2019). De forma gradativa, diversas instituições privadas ou pública adotam soluções de reconhecimento facial para aplicações de segurança pública, combate à fraude, controle de acesso, ou para comodidade e melhor relacionamento com os clientes. (PAIVA, 2019).
- Objetivo Geral
O presente artigo consiste em apresentar o desenvolvimento de um protótipo de sistema de controle de acesso biométrico baseado em padrões faciais, com o propósito de introduzir uma melhora de eficiência e segurança nos sistemas atuais.
- Objetivos específicos
- Analisar a melhor biblioteca para incluir no software de reconhecimento facial desenvolvido;
- Desenvolver um software para treinamento e reconhecimento facial;
- Criar um banco de dados para armazenamento dos descritores gerados pelo treinamento com as fotos capturadas de maneira automática pelo sistema;
- Integrar o software e o banco de dados para a comunicação e realização da busca e comparação das imagens;
- Realizar a comunicação entre o sistema do servidor e a plataforma Raspberry para o controle de acesso;
- Criar uma interface gráfica para cadastro de novos usuários para possibilitar a comunicação com o banco de dados do sistema;
- Desenvolver uma placa de potência para acionamento do solenoide da catraca
- Desenvolver protótipo do projeto.
- Contextualização Teórica
- Biometria
Garcia, Iberê (2009), em sua tese “segurança na identificação: biometria da íris e da retina” define que biometria é a ciência que estabelece a identidade de um indivíduo baseada em seus atributos físicos, químicos ou comportamentais, como faces, impressões digitais, voz e íris, com a utilização de recursos tecnológicos.
...