O Sistemas Elétricos de Potência
Por: Ana Vitória Fernandes • 2/9/2018 • Seminário • 517 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
EIXO – SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
Belo Horizonte, 2018
No dia 18 de maio de 2018 foi ministrada uma palestra pela própria professora Patrícia Romeiro abordando o eixo 10 de Sistemas Elétricos de Potência na aula sua aula de Contexto Social e Profissional do Curso de Engenharia Elétrica.
A professora fez uma apresentação objetiva, interativa e enriquecedora para o aprendizado dos alunos. O conteúdo da apresentação teve como foco apresentar o processo de distribuição de energia.
O terno Energia designa tudo o que pode ser transformado em calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz graças a uma máquina (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada) ou a um organismo vivo (por exemplo os músculos).
Atividades básicas como acender uma luz, ligar um computador, tomar um banho estão relacionadas ao uso da energia elétrica. No Brasil a maior fonte de energia elétrica é a da energia hidráulica. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares.
O sistemas elétricos de potência é o conjunto constituído por centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, linhas e receptores, ligados elétricamente entre si. São grandes sistemas de energia que englobam geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O sistema elétrico de potência engloba todas as formas de geração de energia elétrica e sua transmissão até os consumidores
Com os avanços tecnológicos tem se buscado aprimorar a obtenção da energia elétrica por meios sustentáveis e diversificados. Muitos recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia, adquirindo o produto bruto na natureza e o transformando em energia para suprir muitas das necessidades humanas. A geração de energia elétrica se faz em usinas localizadas em função de suas características próprias. Usinas hidrelétricas, que usam represamento de rios e lagos, são localizadas nos pontos dos rios e lagos considerados mais eficientes para o armazenamento do volume ideal de água. Usinas térmicas podem ser localizadas em pontos mais convenientes para a transmissão e controle. Geradores eólicos são localizados em pontos com maior volume de ventos. A preocupação com a Eficiência Energética é importante, pois ela tem o intuito de reduzir os impactos no meio ambiente.
As etapas do sistema elétrico de potência brasileiro são:
- Geração: Obtenção e transformação da energia oriunda de fontes primárias.
- Transmissão: é a condução da energia de onde foi produzida para os centros de consumo..
- Distribuição: Na distribuição ocorre a redução de tensão para níveis mais seguros dentro das subestações rebaixadoras sendo denominada distribuição primária e por seguinte distribuição secundária.
- Utilização: é quando a energia é transformada para utilização para os mais diversos fins pelos consumidores.
O Engenheiro Elétrico durante a formação será capacitado para atuar em diversas áreas, como já foi apresentado por professores de diferentes eixos. O profissional que optar pela Conversão de Energia poderá atuar em projetos e/ou manutenção de máquinas, desenvolver motores e geradores ou optar pela área de Eficiência Energética buscando aprimorar a forma de obtenção de energia elétrica.
No CEFET-MG para os estudantes de Engenharia Elétrica, é ministrado uma matéria obrigatória no oitavo período do curso de Sistemas elétricos de potência.
...