O TENSÃO X DEFORMAÇÃO
Por: Gleicy Rodrigues • 5/6/2018 • Ensaio • 860 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENSAIO: TENSÃO X DEFORMAÇÃO
GLEICY KAROLLYNE RODRIGUES DA SILVA
LAVÍNIA LARA COSTA DA FRANÇA
WASHINGTON LUIZ SILVA DE OLIVEIRA
ARACAJU- SE
MAIO DE 2018
GLEICY KAROLLYNE RODRIGUES DA SILVA
LAVÍNIA LARA COSTA DA FRANÇA
WASHINGTON LUIZ SILVA DE OLIVEIRA
ENSAIO: TENSÃO X DEFORMAÇÃO
Relatório da prática experimental do ensaio Tensão X Deformação realizado em maio de 2018, da disciplina Ciência e Tecnologia dos materiais, turma N02, ministrada pelo Prof. Ranyere Lucena de Souza, na Universidade Tiradentes.
ARACAJU- SE
MAIO DE 2018
ÍNDICE
1. Introdução.............................................................................................................. 04
2. Objetivos................................................................................................................ 04
3. Materiais e métodos.............................................................................................. 05
4. Resultados e discussões....................................................................................... 07
5. Conclusão.............................................................................................................. 08
6. Bibliografia............................................................................................................. 08
- INTRODUÇÃO[a][b]
Na engenharia, a resistência dos materiais estuda a relação entre as cargas que são aplicadas a um corpo deformável externamente, e a intensidade em que as forças internas atuam, abrangendo o cálculo das deformações do corpo e o estudo da sua estabilidade, quando submetido a solicitações externas (HIBBELER, 2004).
O ensaio de tensão-deformação tem funções cruciais para a determinação das propriedades dos materiais. Callister e Rethwish (2013) ressaltaram que os ensaios mais comuns são conduzidos sob tração e, por isso, é denominado ensaio de tração.
O ensaio consiste em aplicar uma força uniaxial crescente a um corpo de prova. Após a ruptura ou até mesmo durante, devem ser analisadas as deformações no material. O corpo de prova comumente é padronizado, admitindo forma chata ou cilíndrica, dando possibilidade para as comparações entres ensaios com diferentes materiais. O ensaio é realizado em uma máquina universal de ensaios onde podemos acompanhar num monitor a formação do gráfico Tensão x Deformação.
- OBJETIVOS
Conhecendo a importância das propriedades dos materiais, este ensaio tem como objetivo analisar o desempenho de um corpo de prova de aço 1020, utilizando o ensaio de tração, para obtenção de valores extremamente significantes, como:
- Fase elástica;
- Escoamento;
- Fase plástica;
- Limite de resistência;
- Limite de ruptura.
- MATERIAIS
- Corpo de Prova de Aço 1020;
- Máquina Universal de Ensaios Mecânicos.
- MÉTODOS
Inicialmente foi adquirido o corpo de prova, composto de uma liga metálica de aço 1020 (Imagem 1). Em seguida, foi utilizada a Máquina Universal de Ensaios Mecânicos, EMICID DL-2000, com capacidade máxima de 30kN (Imagem 2), localizada no Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura da Universidade Tiradentes.
Para o ensaio, o corpo é adicionado a máquina, onde sofre esforço longitudinal, ou seja, no sentido do seu comprimento. Tendo zero como ponto de origem, é aplicada uma força crescente até o ponto de ruptura, chave final do processo (Imagem 3).
Durante o ensaio um relatório de dados, com informações relevantes, gera também um gráfico em função da tensão e deformação. A partir do relatório e gráfico, se torna possível a identificação de propriedades do material estudado.
[pic 1]
Imagem 1.
Imagem 2.
...