O projeto do terminal intermodal de Maringá - MAPA - METEP
Por: pedropipino • 20/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 300 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
[pic 1]
MAPA NA DISCIPLINA DE METEP 2017
Aluno: Pedro Henrique A. Pipino
R.A: 1608132-2
CIV-2MA
O projeto do terminal intermodal de Maringá, que significa a utilização de dois ou mais tipos de transporte em uma mesma solução logística, atendera todas as linhas urbanas e metropolitanas, alem de contar com transporte de passageiros por trilhos. Um projeto de 22 mil metros quadrados de construção, estimando o gasto de 69 milhões de reais, com financiamento da Caixa Economica Federal. Entre vários problemas no projeto e na realização da obra ja em andamento, dois deles são: a não previsão dos alimentadores da Copel no Novo Centro e a sondagem do solo.
O primeiro problema consiste em que rede alimentadora Copel que abastece toda a região do Novo Centro, em que a obra do terminal intermodal estava sendo construída sobre, precisara ser mudada, gerando novos grandes custos. Segundo o secretario de Obras Publicas, engenheiro Marcos Zucoloto Ferras, foi um erro não observar que no terreno em que seria construído o terminal existia a alimentado da Copel. No final, será necessário improvisar uma alimentadora temporária.
Já o segundo problema diz respeito a fundação do solo para o terminal, a qual a empresa contratada para fazer os estudos teria apontado rochas a 18 metros de profundidade quando, na verdade, essa presença ocorre a 33 metros da superfície, o que inviabilizaria a construção da estação para associação ao trem no subsolo.
Por fim, a prefeitura de Maringá vai precisar gastar entre 2 a 3 milhões de reais só para corrigir esses dois problemas do projeto do Terminal Intermodal. Por conta desses erros, as obras estão quase que totalmente paralisadas. Até o momento, a obra evoluiu apenas 9%, quando no cronograma já deveria estar próximo de 35%. A foto a seguir mostra os custos e o andamento da obra ao dia de hoje.
[pic 2]
...