O que são lacas
Por: Ikaro123456 • 22/10/2017 • Projeto de pesquisa • 583 Palavras (3 Páginas) • 109 Visualizações
Provar através de experimento físico rotacional que é possível vencer a gravidade da terra. Ikaro Pinheiro, Breno e Gilson. Fisica II.
Palavras-chave: Gravidade. Transferência. Água. Bomba Centrífuga.
Resumo
Consiste em entender como os diversos mecanismos físico, como: variação de pressão, rotação e tração faz com que o líquido flua para cima, vencendo a gravidade da terra criando sucção e assim tornando possível a transferência do líquido de um recipiente para outro, do ponto mais alto para o mais baixo e vice-versa através de um tubo liso.
Introdução
Inicialmente foi feito um pião de bolas de gude para rotacionar em um espelho côncavo, para provar que era possível que a rotação em um eixo fixo venceria a gravidade da terra. No decorrer do experimento foi retirado um motor de impressora para colar ao conjunto de bolas de gude, pelo qual o experimento não deu certo, pois a capacidade do motor não era suficiente para rotacionar o peso das bolas. Então foi modificado e inserido hélices feitas de pvc por ser mais leve e assim conseguindo a rotação desejada.
O conjunto dessas peças formam uma bomba centrífuga que ao ser ligada, a força centrífuga decorrente do movimento do rotor e do líquido nos canais das pás cria uma zona de maior pressão na periferia do rotor e uma de baixa pressão na sua entrada, produzindo o deslocamento do líquido em direção à saída dos canais do rotor e à boca de recalque da bomba.
As bocas de aspiração e de recalque estão ligadas a um tubo liso que levam a reservatórios em diferentes níveis, essa diferença de pressão que se estabelece no interior da bomba faz com que surja um trajeto do líquido do reservatório inferior para o superior, através da transformação de energia mecânica em energia de pressão e cinética onde essas forças superam a força da gravidade.
Com a água no reservatório superior foi posto um tubo liso para iniciar o fluxo do líquido do reservatório superior para o inferior foi feito uma pressão no reservatório com boca humana, aumentando a pressão na parte superior do líquido e reduzindo a pressão na parte superior do tubo, significando que a gravidade puxando para baixo na coluna mais curta do líquido não é suficiente para manter o líquido estacionário contra a pressão atmosférica empurrando-o para cima na zona de pressão reduzida na parte superior do tubo. Assim, o líquido flui da área de pressão mais alta do reservatório superior, até a zona de pressão inferior na parte superior do sifão, por cima e, em seguida, com a ajuda da gravidade e uma coluna mais alta de líquido, até a pressão mais alta na zona de saída.
Metodologia
Relacionar os métodos de transferência de líquidos que demonstrem na prática a superação da força da gravidade.
Resultados e Discussão
Nesse experimento demonstrou uma variação de vazão em relação as diferentes alturas aplicadas do reservatório superior para o inferior e vice-versa, onde em algumas delas não foi possível chegar água no reservatório superior. Entretanto a experimentação obteve sucesso ao demonstrar que foi capaz de suprir
...