TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Nanotecnologia

Pesquisas Acadêmicas: O que é Nanotecnologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Nanotecnologia?

Nanotecnologia é um termo usado para referir-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

Com a nanotecnologia será possível, por exemplo, aperfeiçoar os efeitos de remédios levando-os diretamente aonde é necessários dentro do corpo, o que diminuiria a toxidade das drogas, os efeitos colaterais e as dosagens. Também será possível fazer algo parecido em tratamentos como o do câncer, atacando apenas as células defeituosas.

Embora muitas das possibilidades a nanotecnologia ainda estejam no universo da ficção científica, por causa das dificuldades em tornar realidade alguns procedimentos, a cada dia surgem novas pesquisas em torno do assunto, o que certamente tornará possível muitas coisas em um futuro próximo.

O que é um Nanômetro?

A base do uso da nanotecnologia é o nanômetro, que é uma unidade de medida assim como o quilômetro, o metro e o centímetro. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro, o que abre espaço para muitas possibilidades, mas também traz grandes desafios para conseguir trabalhar com uma escala tão minúscula. A maior prova dessa dificuldade é o fato de que apenas laboratórios e indústrias que têm equipamentos de alta precisão conseguem lidar com essa tecnologia.

Atualmente, muitos têm passado a utilizar o nanômetro como unidade de medida no lugar do micron, pois é mais fácil de pronunciar. Um nanômetro equivale a um milésimo de micron, de forma que em vez de dizer que o processador x é fabricado numa técnica de 0.045 micron, você pode dizer que ele é fabricado numa técnica de 45 nanômetros.

Por exemplo, o CORE 2 DUO com core Conroe é produzido numa técnica de 0.065 mícron, ou 65 nanômetros. Tanto faz dizer “zero ponto zero e sessenta e cinco micron” ou “sessenta e cinco nanômetros”, mas a segunda opção é mais fácil de pronunciar.

O que é Micron?

O micron é uma medida de tamanho, usada para entre outras coisas medir o tamanho dos transístores que formam um processador. 1 micron equivale a 1 milésimo de milímetro. Quanto menores os transístores, mais complexo o chip poderá ser e mais barato de se produzir, por unidade.

Através dessa comparação, fica bem claro o porquê da alta complexidade ao se trabalhar na escala de nanômetros. Essa tecnologia só existe em laboratórios e indústrias com equipamentos de alta precisão, afinal, são necessárias maquinas muito precisas para trabalhar com componentes tão pequenos, os quais são invisíveis ao nossos olhos.

Porque Nanotecnologia?

Como é possível visualizar, o nanômetro não é uma partícula ou um componente da eletrônica, mas é apenas uma mera forma de medida. O nome nanotecnologia foi escolhido em decorrência do pequeno tamanho de vários itens utilizados para a construção de componentes inteligentes e de alta tecnologia. O nome nanotecnologia já foi citado há muito tempo atrás, quando os cientistas ainda estavam sonhando com algo de um tamanho tão minúsculo.

O termo “nanotecnologia” foi criado e definido pela Universidade Cientifica de Tóquio, no ano de 1974. Entre 1980 e 1990 muitas outra teorias foram elaboradas em cima da definição básica criada por um professor da Universidade de Tóquio. Finalmente, no ano de 2000 a nanotecnologia começou a ser desenvolvida em laboratórios e as pesquisas em cima dessa tecnologia aumentaram significativamente, tanto que hoje ela é o centro das atenções em varias áreas da Ciência.

Como começou a nanotecnologia?

A primeira vez em que se falou em nanotecnologia já faz muito tempo. Um físico chamado Richard Feynman comentou em Dezembro de 1959 sobre um breve conceito dessa tecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo em que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem não poderia ver.

Onde é aplicada essa tecnologia?

A nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos atualmente. Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes eletrônicos que mais se utilizam da nanotecnologia. No atual mercado encontram-se processadores de 45nm, os quais possuem tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade. Evidentemente, o processador não tem dimensões em nanômetros, mas as peças dentro dele são desta escala minúscula.

Além dos processadores, as placas de vídeo têm vários componentes nanoscópicos. Tanto NVIDIA como ATI possuem processadores gráficos (os famosos GPUs) elaborados com tecnologia nano. Vale frisar que cada novo modelo que sai, os GPUs ficam mais poderosos e ao mesmo tempo, tendem a utilizar uma tecnologia nano em menor escala. Algumas placas utilizam nanotecnologia de 90nm, já as placas mais modernas utilizam 55nm ou até menos.

Os vídeo games possuem tantos componentes internos, e tudo cabe em um espaço tão pequeno, que provavelmente se não fosse utilizada a nanotecnologia em vários desses componentes, eles seriam caixas enormes e pesadas. Graças aos componentes nano tecnológicos, os vídeos games tornaram-se incríveis e são verdadeiras plataformas de entretenimento.

Voltando um pouco para a realidade, já existem alguns produtos que são resultado do uso da nanotecnologia. Dentre esses, merece destaque os microprocessadores. Toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com