O que é uma internet
Ensaio: O que é uma internet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mdegello23 • 24/8/2014 • Ensaio • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
1. O que é uma internet?
É uma interconexão de duas ou mais sub-redes distintas de nível dois.
2. O que você entende por sub-rede no contexto da Internet? Dê um exemplo.
São sub-redes formadas por redes de comutação de pacotes que operam na camada dois do modelo OSI, ex: Rede Frame Relay.
3. Descreva a principal função de cada uma das camadas da Arquitetura de Protocolos TCP/IP.
Aplicação: são aplicações que rodam em sistemas finais, entidades que se comunicam através da rede, enviando mensagens diretamente um para o outro;
Transporte: é a camada que fornece serviço de transporte de entrega fim-a-fim para outras aplicações, que estão rodando nos sistemas finais;
Rede: é a camada que realiza o encaminhamento dos pacotes de um ponto ao outro e realiza a entrega dos datagramas ao sistema final de destino;
Enlace: fornece um serviço de entrega entre dois nós adjacentes da rede. A camada de enlace trocam quadros.
Física: responsável pela transmissão física dos bits individuais do quadro da camada de enlace de um nó para o outro.
4. Quais são as camadas do modelo OSI que estão contidas numa placa (interface) de rede?
Enlace e Física.
5. Em qual das camadas, o pacote recebe os nomes de mensagem, segmento, datagrama e frame? Como eles estão relacionados?
Na seguinte ordem: Aplicação – Transporte – Rede – Enlace.
Como cada camada realiza uma função especifica, existe uma dependência entre elas para o envio da informação entre um ponto e outro. Cada camada adiciona um cabeçalho na frente dos dados recebidos, contendo as informações pertinentes para execução do protocolo dessa camada, é processado pelo seu par ao receber o pacote e depois os dados são encaminhados a camada superior.
6. O que você entende por serviço ou protocolo orientado a conexão, e por serviço ou protocolo não orientado a conexão?
Orientado: o lado cliente deve solicitar a execução do procedimento de apresentação. Só após a conclusão do procedimento de apresentação as aplicações cliente e servidor podem enviar mensagens. Os componentes da rede não tem ciência dessa conexão.
Não Orientado: Quando um lado quiser enviar pacotes para o outro lado, simplesmente envia, normalmente não existe transferência confiável.
7. Qual é a camada da arquitetura TCP/IP que efetua a função de roteamento? Em termos de comunicação virtual como um datagrama vai de um ponto até o outro na Internet?
É feita pela camada de rede, responsável pela transmissão dos datagramas de um ponto ao outro, contém o endereço de entrega do próximo ponto, por meio de roteadores o datagrama é transportado pelos nós da rede, cada roteador possui uma tabela de destino, assim que o datagrama passa pelo equipamento, verifica qual o IP de destino e encaminha por uma das placas de rede de saída dos roteadores.
8. O que é uma rede ponto a ponto e uma rede de difusão?
Ponto a ponto: existe apenas um dispositivo em cada ponta de link;
Difusão: é onde vários dispositivos compartilham o mesmo meio físico.
9. O que é um “endereço físico”? Onde ele é utilizado? Por quê?
É o endereço fisico do dispositivo em uma rede de difusão, conhecido como endereço MAC. Esse endereço é gravado pelo fabricante do dispositivo em uma placa de rede. Cada placa de rede examina o endereço MAC de destino contido no frame que passa pela rede. Se o endereço coincidir com o gravado na placa, o conteudo do frame é passado para a camada superior. Senão o frame é descartado.
10. Por que se utiliza endereço de rede e não endereço físico para identificar os dispositivos na Internet?
Pois os endereços de rede não mudam quando é substituído um dispositivo, caso contrário teria que divulgar o novo endereço físico.
2 - Camada IP
1. Quais são as principais características do protocolo IP?
É um protocolo não orientado a conexão, é um protocol não confiável,fornece serviço de datagrama, efetua a função de roteamento, define um esquema de endereçamento. Sua grande vantagem é a simplicidade.
2. Qual é a finalidade do campo TOS?
TOS (Tipo de Serviço), fornece uma indicação dos parâmetros da qualidade desejada. Normalmente são ignorados pelos roteadores e hosts. Se fossem respeitados, poderia ser usado como um mecanismo para dar prioridade aos pacotes.
3. Para que serve o campo TTL ( Time To Live ) do cabeçalho IP? Explique como este campo é processado pelos roteadores.
Serve para determinar qual será o tempo máximo que um datagrama pode trafegar numa rede. Cada roteador decrementa esse campo de um. Se chegar a zero antes de atingir o destino, o datagrama é descartado.
4. O que acontece com o datagrama IP se ocorrer um erro de checksum? A camada IP remetente do datagrama fica sabendo que ocorreu um erro de checksum?
Se
...