ORGANIZACAO DE COMPUTADORES
Monografias: ORGANIZACAO DE COMPUTADORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Felipemello • 5/10/2014 • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
1- Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.
Ex.: Telefones celulares, que armazenam números de telefone, fotos, arquivos, músicas.
A memória humana é constituída pela capacidade dos seres humanos de adquirir, conservar e evocar informações através de dispositivos neurobiológicos e da interação social.
2- A Unidade Central de Processamento - UCP (em inglês, Central Processing Unity - CPU) é a responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados na MP. As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador.
A UCP é composta de duas partes:
UAL - Unidade Aritmética e Lógica - tem por função a efetiva execução das instruções
UC - Unidade de Controle - tem por funções a busca, interpretação e controle de execução das instruções, e o controle dos demais componentes do computador.
3- Toda memória, permite a realização de dois tipos de operações: escrita e leitura.
Entende por leitura a recuperação da informação armazenada e a escrita é a gravação (ou armazenamento) da informação na memória.
A leitura não é uma operação destrutiva, pois ela consiste em copiar a informação contida em uma célula da MP para a UCP, através de um comando desta.
Pelo contrário a escrita é uma operação destrutiva, por que toda vez que se grava uma informação em uma célula da MP, o seu conteúdo anterior de eliminado.
4- Para permitir que os Sistemas de Computação se comuniquem com o mundo exterior, convertendo também a linguagem do SC para a linguagem do meio interior. Ex.: caracteres e números.
5- Contas a pagar, posições de produtos no estoque, cadastro de cliente e produtos, contas a receber, faturamentos, vendas, compras.
6- Bit: menor unidade de informação armazenável;
Byte: um conjunto e 8 bits;
Palavra: unidade de transferência de informação entre a UCP e a memória.
7- 5.536 = xK - x = 64
b) 12.288k = xM - x = 12
c) 19.922.944 = xM - x = 19
d) 8 Gbytes = x bits - x = 2^33
e) 64 Kbytes = x bits - x = 256
f) 262.144 bits = xK bits - x = 256
g) 16.777.216 palavras = x palavras - x = 16 M
h) 128 Gbits = x bits - x = 2^37
i) 512 K Células = x células - x = 2^19
j) 256 K bytes = x bits - x = 2 M
8- Vazão define a quantidade de transações que pode ser executada por um sistema na unidade de tempo.
Tempo é a resposta é uma medida ligada ao desempenho do sistema comum em um todo.
Ex. tempo entre a sua solicitação de saldo e a sua apresentação na tela.
9- Linguagem de alto nível é bem próxima da linguagem do ser humano e por ele é compreendida. Linguagem da máquina é a linguagem que os computadores entendem, mas extremamente difícil de ser compreendida pelo ser humano. Pessoas programam em linguagens de alto nível e, depois, convertem seus programas para a linguagem de máquina, por um processo conhecido como compilação.
10- A de Alto Nível é aquela linguagem visualizada e entendida pelo usuário final, ou seja, a linguagem que está por trás dos softwares.
A de Máquina (Baixo Nível) é aquele que se comunica diretamente com o hardware, as linguagem altas tendem a fazer com que os usuários tenham cada vez mais facilidades em comandar o computador, mas, elas geram códigos de "baixo nível" para que o hardware entenda e execute o comando desejado.
11- Processadores: Intel Pentium 4, Intel Itanium, Intel Celeron, ADM Opteron, ADM Athlon 64, Motorola/IBM, Power PC, Sun Sparc, Pentium Dual Core, Pentium
...