OS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS
Por: gutofrolich • 16/9/2015 • Projeto de pesquisa • 2.918 Palavras (12 Páginas) • 574 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Augusto Frölich
OS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS
Venâncio Aires
2015
AUGUSTO FRÖLICH
OS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa.
Orientador: Inácio Helfer
Venâncio Aires
2015
SUMÁRIO
1. TÍTULO
2. TEMA
3. PROBLEMA
4. HIPÓTESES
5. OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
5.2 Objetivo específico
6. JUSTIFICATIVA
7. REFERENCIAL TEÓRICO
7.1 Introdução
7.2 Impactos Sociais
7.3 Impactos Ambientais
8. METODOLOGIA
9. RECURSOS
10. CRONOGRAMA
11. REFERÊNCIAS
- TÍTULO
OS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS.
- TEMA
Os impactos ambientais e sociais causados pela construção de barragens no planeta.
- PROBLEMA
Quais são os impactos causados pela construção de barragens no meio ambiente e na sociedade?
- HIPÓTESES
A construção de barragens ocasiona numa inundação de uma longa extensão de terras, causando impactos na flora e fauna da região, como também na população que habita o local.
- OBJETIVOS
- Objetivo geral
Identificar os impactos ambientais e sociais causados pela construção de barragens.
- Objetivo específico
- Definir o propósito da construção de barragens;
- Determinar as consequências que as barragens geram;
- Analisar se realmente há a necessidade de construir barragens.
- JUSTIFICATIVA
As barragens são, desde os primórdios da humanidade, uma importante ferramenta da engenharia. Antigamente elas eram usadas para armazenar água em períodos secos, construídas de uma forma empírica.
Atualmente, com a evolução da tecnologia e da construção, há números indeterminados de barragens pelo mundo, e diversas são suas finalidades. Por exemplo, são usadas ainda como reservatórios de água para abastecer a população, para a irrigação de plantações e controle de enchentes. Porém, hoje, o maior triunfo das barragens é a geração de energia elétrica, sendo o método mais usado para isto. No Brasil, por exemplo, 90% da energia elétrica gerada vem das usinas hidrelétricas.
Entretanto, as barragens trazem muitos malefícios, principalmente no meio ambiente e na sociedade, gerando várias discussões se realmente o empreendimento a ser construído é necessário ou não.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Introdução
As barragens foram, desde o início da história da humanidade, fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção devia-se sobretudo à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água. Estas construções eram muito rústicas, pouco resistentes e simples.
As construções de barragens foram evoluindo cada vez mais. Com o avanço da tecnologia, elas se tornaram complexas, conseguindo armazenar grandes quantidades de água. Hoje, as barragens são muito importantes para o mundo inteiro, pois são elas que fornecem à população energia elétrica e água potável, ambos indispensáveis para o nosso dia a dia. Podemos citar outros exemplos de vantagens destas represas, como a navegação, o controle de cheias e a irrigação para a agricultura. Com isso, podemos dizer que estas construções são um grande avanço da engenharia civil, exemplo de um triunfo do homem sobre a natureza.
Como podemos ver, estes empreendimentos resolvem muitos problemas, mas infelizmente também geram outros. As barragens inundam extensas faixas de terra e causam várias consequências sociais e ambientais. A população é atingida através do alagamento de suas residências, propriedades, áreas produtivas e até mesmo cidades. Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção (VIEIRA; VAINER, 2007).
...