OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Por: Fabricio Pereira Machado • 15/11/2019 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
PEDRO LEOPOLDO
2018
FABRICIO PEREIRA MACHADO[pic 6]
[pic 7]
a importancia do lean manufacturing na gestão da manutenção e sua aplicação em uma empresa de fabricação de estruturas metalicas
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Faculdade Pitágoras.
Orientador: Saulo Machado.
PEDRO LEOPOLDO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Com a crise econômica que o país atravessa nos últimos anos, as empresa mundiais buscam meios mais efetivos e competitivos de se firmarem no mercado, ofertando aos seu clientes, novas tecnologias e com qualidade superior. Este tema tem contribuído para o elevado do número de pesquisas relacionadas à competitividade industrial, percebendo-se que o desperdício sempre foi um elemento em destaque nesses estudos.
A motivação deste estudo é a oportunidade de fixar conceitos que são utilizados no cotidiano do trabalho em diversas corporações e apresentar ferramentas de grande valia para o aperfeiçoamento contínuo.
Com o objetivo e motivação de continuarem a serem competitivas, as empresa precisam zelar pela melhoria de seus processos e produtos, para isso, podem aderir a processo de produção mais limpo, produzindo o necessário, no tempo certo, com materiais certos.
A base do pensamento Lean manufacturing é aumentar a produção com menos recursos e menos mão-de-obra, proporcionando ganhos em produtividade, qualidade e desenvolvimento de produtos.
A partir do exposto, objetivou-se aplicar os conceitos do Lean manufacturing em uma fábrica de fabricação de estruturas metálicas localizada na cidade de Santa Luzia – Minas Gerais, com o objetivo de implementar a utilização das ferramentas corretas para a gestão da manutenção evitando a perda de tempo e o gasto desnecessário de mão de obra e, a partir daí, reduzi-los, possibilitando à organização obter maior eficiência na manutenção de seu equipamentos.
1.1 O PROBLEMA
Com a evolução do mercado mundial, as empresas vem buscando novas formas de serem mais eficientes, focando na melhoria dos processos, na qualidade de seus produtos e satisfazendo ainda mais os seus clientes sem deixar de obter lucro.
O conhecimento de que em todo processo produtivo tem desperdícios, faz deste fator, um dos itens mais estudados nos últimos anos pelas industrias mundiais.
O método de manutenção enxuta é baseado na aplicação dos princípios Lean manufacturing em ambientes de manutenção.
Este conceito não devem ser limitado somente ao chão de fábrica, mas também a todos os departamentos de uma empresa que podem se beneficiar da aplicação dos princípios Lean, garantindo redução de custos, maior qualidade e melhor serviço e entrega.
A perda de tempo pode ser entendida como qualquer atividade que não agrega valor, logo, torna-se interessante eliminá-la para que a produtividade seja elevada, trazendo bons resultados à organização e aos consumidores finais.
Há sete tipos de perdas que se sobressaem as diferentes operações, sendo a eliminação destas um dos focos do Lean manufacturing. São eles: Perda por Superprodução, Tempo de espera, Transporte, Processo, Estoque, Movimentação e Produtos e dentro deles existe um que afeta toda cadeia produtiva, que as paradas inesperadas e quebra dos equipamentos.
...