OS SENSORES INDUTIVOS DE DESLOCAMENTO
Por: Igor Mezavilla • 29/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 829 Palavras (4 Páginas) • 554 Visualizações
SENSORES INDUTIVOS DE DESLOCAMENTO
Os sensores de deslocamento, de forma geral, são utilizados na medição de movimento de um determinado corpo. Pode-se descrever tal movimento através de uma reta entre dois pontos, ou mesmo um movimento angular, com trajetória diferente, como um arco de circunferência, por exemplo. Estes sensores são muito utilizados como componentes secundários em determinados sistemas de instrumentação, onde grandezas físicas como pressão, força, aceleração, nível ou temperatura são convertidos.
Existem diversos tipos de sensores de deslocamento, cada um com suas características particulares, as quais se fazem necessárias para uma escolha correta na aplicação.
Podemos considerar como sensores de deslocamento:
- Potenciométrico - onde o objeto monitorado se comporta como o cursor de um potenciômetro.
- Capacitivos - o deslocamento do objeto faz com que as armaduras de um capacitor se aproximem e se afastem. A leitura da capacitância dá a posição do objeto.
- Transformador Diferencial Linear Variável ou LVDT (Linear Variable Differential Transformer) onde o objeto cuja posição é monitorada movimenta o núcleo de um transformador de três enrolamentos.
- Codificado - onde o objeto se movimenta sobre uma superfície marcada com códigos e um transdutor lê esses códigos indicando sua posição.
SENDORES DE DESLOCAMENTO VARÍAVEL LINEAR - LVDT
Na parte de indutivos, podemos considerar o sensor LVDT (Linear Variable Differential Transformer).
[pic 1]
Símbolo do sensor LVDT
Um Sensor de deslocamento variável linear, ou LVDT (na sigla em inglês), é um transdutor elétrico usado para se medir posição linear. Deslocamento linear é o movimento de um objeto em uma direção ao longo de um só eixo. A medição de deslocamento indica a direção de movimento.
[pic 2]
Deslocamento Linear
O sinal de saída de um sensor LVDT é dado pela distância que um corpo ou objeto se deslocou( medida em mm), tendo um valor positivo ou negativo.
[pic 3]
Diagrama de um sensor LVDT
Os LVDT podem desemprenhar diversas funções nas mais variadas áreas:
- Aeroespacial
- Diafragma Aflorante
- Tarefas Pesadas/Indústria
- Lugares Perigosos
- Montável em Placa de PC
- Alta Precisão
- Submergível
- Saúde
- Personalizados para Propósitos Especiais
A seleção de um tipo aplicável de LVDT pode ser avaliada usando-se as seguintes especificações:
Linearidade: Máximo desvio da proporção direta entre a distância medida e a distância do sinal de saída ao longo do intervalo de medição.
> 0,025 ± % Escala Completa
0,025 - 0,20 ± % Escala Completa
0,20 - 0,50 ± % Escala Completa
0,50 - 0,90 ± % Escala Completa
0,90 - ± % Escala Completa e Superior
Temperaturas de Operação: > -32°F, -32 a 32°F, 32 a 175°F, 175 a 257°F, 257°F e superior. Intervalo de temperatura dentro do qual o equipamento deve operar com precisão.
Intervalos de Medição: 0,02", 0,02 a 0,32", 0,32 a 4,0", 4,0 a 20,0", ±20,0" (intervalo de medição ou máxima distância medida)
Precisão: Descreve a porcentagem de desvio do valor real/verdadeiro dos dados de medição.
Sinal de Saída: Voltagem, Corrente ou Frequência
Interface: Protocolo de sinal de saída digital Padrão-Serial como RS232 (serial), ou Protocolo de sinal de saída digital Padrão-Paralelo como IEEE488 (paralelo).
Tipo LVDT: Equilíbrio de Corrente AC/AC, ou DC/DC, ou Baseado em Frequência
...