Os Acidentes Tecnológicos
Por: alinaline • 16/11/2019 • Resenha • 511 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Lista de Exercícios
- Defina acidentes ambientais.
Acidente ambiental pode ser definido como evento não previsível, capaz de, direta ou indiretamente, causar danos ao meio ambiente ou a saúde humana, como vazamento ou lançamento inadequado de substâncias (gases, líquidos ou sólidos) para a atmosfera, solo ou corpos d'água, incêndios florestais ou em instalações industriais.
- Defina emergências ambientais.
Emergências ambientais são acidentes que demandam uma resposta imediata.
- Defina “acidentes maiores”.
Acidentes maiores são ocorrências como uma grande emissão, incêndio ou explosão resultante de desenvolvimentos não controlados durante a operação estabelecimentos que leve a graves riscos para a saúde humana e / ou o meio ambiente, imediatos ou retardados, dentro ou fora do estabelecimento e envolvendo uma ou mais substâncias perigosas.
- Discuta o conceito de vulnerabilidade no contexto da gestão de acidentes tecnológicos. O que é? Como pode afetar os riscos de acidentes? Como reduzir?
Vulnerabilidade pode ser definida como um estado decorrente dos danos gerados ao homem, às estruturas e ao meio ambiente devido aos acidentes tecnológicos. Os riscos podem ser afetados dependendo da substância que é liberada, a quantidade e as características do meio. Os riscos podem ser diminuídos através da identificação dos perigos e a partir disso, realizar procedimentos que minimizem as falhas e seus efeitos.
- Levantar informações sobre os acidentes do México em 1984; acidente da Refinaria de Duque de Caxias em 1972 e do acidente de Toulouse, França, em 2001. Descrever os acidentes, as suas causas e consequências. Acidente no México em 1984:
Ocorreu a explosão de uma nuvem de vapor e uma série de BLEVEs (Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion) na base de armazenamento e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da empresa PEMEX, localizada no bairro de San Juanico, Cidade do México. A catástrofe iniciou-se com o vazamento de gás devido à ruptura de uma tubulação de 8 polegadas de diâmetro que transportava o gás de uma das esferas para os reservatórios cilíndricos. A explosão da nuvem atingiu cerca de 10 residências e iniciou o incêndio nas instalações da base.
- Acidente da Refinaria de Duque de Caxias em 1972:
Em 1972, na Refinaria Duque de Caxias (RJ), ocorreram três explosões em três tanques esferas de gás liquefeito de petróleo (GLP). As causas foram devido à erro humano e falha de projeto. O operador drenava o fundo da esfera com mangueira flexível e não estava no local quando acabou a água para fechar a válvula; vazou muito GLP que vaporizou e acabou congelando a válvula que não pode ser fechada; os dispositivos de segurança insuficientes e/ou inexistentes; a válvula de segurança foi aberta, porém ela é dimensionada para condições normais de operação e não de incêndio, entretanto, foi o suficiente para evitar uma explosão horizontal de proporção catastrófica.
- Acidente de Toulouse, França, em 2001
Em 2001, em Tolouse na França, uma fábrica de fertilizantes explodiu devido a um acidente no manuseio dos produtos. Pelo menos 18 pessoas morreram e mais de 350 ficaram feridas. A população teve que permanecer dentro de caso devido a uma fumaça vermelha que se alastrava nas proximidades da fábrica depois da ocorrência da explosão.
...