Os Acidulantes
Por: lalilolaw • 7/7/2018 • Dissertação • 613 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Acidulantes:
Os acidulantes no processo de produção do refrigerante tem diversos papeis, os mais importantes são: realce do sabor da bebida, regular o aroma/gosto doce da bebida, intensificar o sabor ácido,regular ph( o ph dos refrigerantes variam entre 2,7 a 3,5) e colaboram para inibir o crescimento de microorganismos.
Os acidulantes mais utilizados na bebida tratada acima são: o ácido cítrico( é obtido a partir do microorganismo Aspergillus niger os quais diretamente a glicose em ácido cítrico;acidifica a bebida e oferece a mesma o sabor das frutas cítricas), ácido fosfórico(, é o que mais baixa o pH,principal ácido inorgânico utilizado como acidulante e utilizado para fabricação dos refrigerante que não são a base de frutas como os de cola) e o ácido tártico (é efetivo como agente tamponente- o tampão é parâmetro crítico em muitos produtos alimentícios, pois um pH flutuante pode apresentar efeitos adversos sobre o aroma, a cor ou a estabilidade microbiana.A capacidade tampão aumenta proporcional ao aumento da concentração molar da solução ácida/sal , ela é expressa como a molaridade de hidróxido de sódio necessária para aumentar o pH de 1. Mais perto é o pH tampão do pKa do ácido, maior será a capacidade tampão-, é utilizado na produção de refrigerante de uva, é encontrado nas uvas,tamarino e nos subprodutos do vinho)
Antioxidantes:
Quando o oxigênio entra em contato com o refrigerante( ou em qualquer alimentos, principalmente os que são líquido) ele acelera a deterioração do alimento. Então os antioxidantes são utilizados para evitar essa ação do oxigênio, ou seja, previnem a influência negativa do oxigênio no refrigerante. Além do oxigênio, a luz solar e o calor também acelera as reações de oxirredução, por isso o refrigerante deve evitar ser exposto ao sol/luz afinal este pode acelerar o processo de diminuição da vida de prateleira do produto.
Os ácidos mais utilizados como antioxidantes são : ácido ascórbico (vitamina C) e o isoascórbico. Caso o ácido ascórbico seja utilizado ele terá como objetivo único agir como antioxidante e não como agir como vitamina C.
Aromatizantes ou flavorizantes
Os aromatizantes são aditivos químicos ( que podem ser naturais ou artificiais) ulizados para conferir ou realçar o aroma e sabor dos alimentos( o tratado nessa pesquisa é o refrigerante) na intenção de os deixar o mais parecido com o natural. Esse aditivos podem criar sabores novos ( não encontrados na natureza), substituir e/ou mascarar sabores já presentes isso assim que entram em contato com o alimento.
Em geral, os aromas utilizados na fabricação de refrigerantes são obtidos de essências/extratos alcoólicos, soluções aquosas ou emulsões, soluções aromáticas em glicerol ou propilenoglicol, e também nos sucos concentrados de frutas. Já os sucos, aromas naturais, óleos essenciais são utilizados como aromatizantes e flavorizantes
Como os aromatizantes naturais são misturas complexas e difíceis de serem extraídas das frutas ou flores e por tanto o custo para fazer isso é alto porém com valor nutricional maior as indústrias preferem usam os aromatizantes artificiais(flavorizantes) que tem valor de mercado melhor mas valor nutricional menor.
...