Os Ferros Fundidos
Por: swilrim • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 6.088 Palavras (25 Páginas) • 614 Visualizações
SUMARIO
RESUMO 4
1 INTRODUÇÃO 4
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
2.1 Conceitos 4
2.2 Materias Primas 5
2.3 Diagrama de Equilibrio Ferro-Carbono 5
2.4 Fatores de Influência na Micro Estrutura do Ferro Fundido 7
2.4.1 Velocidade de Refriamento 7
2.4.2 Composição Química 8
2.5 Classificação 9
2.5.1 Ferro Fundido Branco 9
2.5.2 Ferro Fundido Cinzento 11
2.5.3 Ferro Fundido Mesclado 14
2.5.4 Ferro Fundido Nodular (Dúctil) 15
2.5.5 Ferro Fundido Vermicular 18
2.5.6 Ferro Fundido Maleavel 19
2.6 Classificação dos Ferrod Fundidos segundo a Norma ABNT 21
3 CONCLUSÃO 22
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
RESUMO
Trabalho realizado com o intuito de apresentar conceitos, propriedades mecânicas, composições e aplicações das diferentes opções de ferros fundidos existentes atualmente.
- INTRODUÇÃO
Os ferros fundidos são ligas de ferro carbono-silício com teores de carbono na ordem de 2,5 a 4% e silício. Por essa razão, as temperaturas de fusão são bem mais baixas, podendo se utilizar para sua fusão equipamentos e processos diferenciados em relação ao aço.
As possíveis composições químicas utilizadas para a fundição dos ferros as classificam de formas diferentes, cada qual com propriedades mecânicas para aplicações específicas.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Conceitos
Os ferros fundidos são definidos como uma classe de ligas ferrosas que contém teores de carbono acima de 2,14%, na pratica, porém, a maior parte dos ferros fundidos contém entre 3% e 4,5%, além de outros elementos de liga, principalmente o silício.
As ligas com mais de 4% de carbono, praticamente não apresentam muito interesse comercial, devido á alta dureza e fragilidade que possuem.
Além de ser o material metálico de maior consumo em todo o mundo, ele apresenta atributos não encontrados em nenhum outro material.
Suas Vantagens:
- Baixo ponto de fusão
- Apresenta contração baixa
- Excelente usinabilidade
- Propriedades mecânicas bem definidas
Os ferros fundidos se caracterizam por apresentar reação eutética durante sua solidificação, isso em decorrência das temperaturas de fusão, que são bem mais baixas que as de outras ligas ferrosas, podendo se utilizar para sua fusão equipamentos e processos diferenciados em relação ao aço.
No estado bruto de fundição, suas propriedades mecânicas são definidas pela microestrutura, mais precisamente, pela forma em que o carbono encontra-se combinado:
- Na forma de grafita apresenta dureza baixa, baixa resistência mecânica e boa usinabilidade.
- Na forma de cementita, apresenta dureza elevada, alta resistência mecânica e ao desgaste e baixa tenacidade.
2.2 Matérias Primas
Abaixo as materias primas básicas utilizadas na obtenção dos ferros fundidos:
Ferro Gusa: Principal fonte de ferro utilizada na fabricação de ferros fundidos com teor de carbono variando de 3,2 a 4,6% e teor de silício de 0,5 a 3%. Apresentam variações de composição química de lote para lote. Os lotes devem ser identificados e separados e o calculo de carga refeito a cada novo lote diminuindo a necessidade de correções de composição química do metal fundido.
Enxofre: Gusas provenientes de alto forno a carvão vegetal são os que possuem menores teores deste elemento.
Impurezas: Gusas vazadas em areia apresentam maior teor de impurezas que os vazados em maquinas de lingotar.
Sucata de aço: Está condicionado ao tipo de ferro fundido que se quer obter. É o principal responsável pela diminuição dos teores de carbono do fofo. Seu uso varia de l0 a 50% do peso da carga.
Ferros ligas: São utilizados na produção dos ferros fundidos para corrigir teores ou adicionar elementos do ferro fundido e para inocular a liga para aumentar a grafitização.
2.3 Diagrama de Equilíbrio Ferro Carbono
...