Os Processos Industriais
Por: meroio • 4/7/2016 • Trabalho acadêmico • 985 Palavras (4 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL
Mecatrônica - pronatec
jonathan bueno hernandes - 129542014
portfólio 01
CAPÍTULO 12 FRESAMENTO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
jonathan bueno hernandes
Portfólio 01
CAPÍTULO 12 FRESAMENTO
Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina Processos industriais.
Prof. Sebastião garcia junior
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- Faça a comparação entre o fresamento e os outros processos de fabricação,vide tabela 12.1,página 208.
R. O fresamento pode ser diferenciado dos demais processos de usinagem pela atuação simultânea de somente partes das arestas de corte ( corte interrompido) e pelo deslocamento tanto da ferramenta quanto da peça durante a operação de corte.
- Quais são os tipos fundamentais de fresamento?
R. Fresamento tangencial e fresamento frontal.
- Como são conseguidas as geometrias de corte da figura 12.2 12.2.7 e 12.2.9 da página 210?
R. A figura 12.2 é conseguida através de uma fresa frontal de facear a da figura 12.2.7 é conseguida através de fresas de forma que com o advento das maquinas cnc (que tem facilidade em copiar perfis, estão sendo abandonadas) utiliza-se fresas de topo com arestas redondas a da figura 12.2.9 é conseguida através de fresas de facear,porém com ângulo de posição idêntico ao do chanfro da peça.
- Explique a diferença entre fresamento concordante e fresamento discordante?
R. No fresamento concordante o ângulo começa em um valor máximo e decresce até zero o sentindo do movimento de avanço é o mesmo do movimento rotatório da fresa. Já no fresamento discordante o ângulo cresce de zero a um valor máximo o sentido do movimento de avanço é contrário ao sentindo do movimento rotatório da fresa.
- Quais as conclusões que se chega após os estudos realizados por Diniz e Caldeirani (1999)?
R. Diniz e Caldeirani investigaram a influência da posição relativa da ferramenta e da peça na vida da ferramenta de metal duro da classe P,no desgaste e no acabamento superficial das peças durante um fresamento frontal de um aço AISI 1045. Eles chegaram a conclusão que para um maior afastamento entre o eixo da fresa e a linha de simetria do material usinado,de modo que configurasse um fresamento frontal assimétrico discordante,o desgaste na ferramenta seria gradualmente diminuído para o mesmo critério de fim de vida quando maior fosse este afastamento.
- Por que há preferências na utilização de fresas cilíndricas de dentes helicoidais em relação ás fresas cilíndricas de dentes retos?
R. Porque a força máxima de corte,como também a sua oscilação é bem menor que nas fresas cilíndricas de dentes retos.
- Qual deve ser a distância j mínima para se obter um tempo de choque sufiente para que o efeito choque na pastilha seja pequeno?
R. O tempo de choque deve ser o maior possivel para que o efeito do choque na pastilha seja pequeno. Para que isso aconteça ,toma-se nas fresas frontais a distância de ajustagem i mínima da ordem de 5% do diamêtro da fresa.
- Como deve estar a linha de centro da fresa para que o choque na pastilha não cause quebra da aresta de corte da mesma?
R. A linha de centro deve estar dentro da largura da peça.
- Qual a melhor opção em escolha de fresa ,para o fresamento de superfícies com muitas interrupções? E por quê?
R. A melhor opção é a fresa de passo extra pequeno porque ela tem muitos dentes e bolsões de armazenamento de cavaco muito pequeno e permite altas velocidades de avanço.
- Como são classificadas as fresas frontais com pastilhas de metal duro? Descreva-os?
R. São classificados em 3 tipos: Duplo-negativa,Duplo positiva e positivo negativa.
- Fresa duplo negativa: Os ângulos de saída e de inclinação são negativos. Nestas fresas as pastilhas podem ser usadas dos 2 lados o que significa uma boa economia e também cunhas cortantes mais reforçadas. Acontece uma grande deformação do cavaco e com isso elevação dos esforços de corte.
- Fresa duplo positiva: Os ângulos de saída e de inclinação são positivos. Neste tipo de fresa as pastilhas só podem ser usadas de 1 lado. Os cavacos são menos deformados e portanto tem-se esforços de corte mais baixo.
- Fresa positiva-negativa: O ângulo de saída é negativo e o ângulo de inclinação é positivo. Pode-se obter grandes vantagens em desbaste pesado,porque esta combinação de ângulos gera cavacos helicoidais que se levantam dos bolsões de armazenamento,evitando o entupimento dos mesmos.
- Quais os fatores que influenciam na rugosidade máxima real no fresamento tangencial?
R. Posicionamento irregular das pastilhas no sentido axial,desbaste não uniforme das arestas,fluxo de saída de cavacos irregular,condições operacionais da máquina-ferramenta e fixação ou rigidez deficientes da peça.
- Qual a importância do quebra cavaco em pastilhas para fresamento,se os cavacos formados são pequenos e não existe formação de cavaco fita?
R. Seria importante para evitar os entupimentos dos bolsões de armazenamento do cavaco (espaço entre dentes) com o consequante riscamento da superfície usinada,aumento dos esfoços de corte e possibilidade de quebra de pastilha.
...