Os Sistemas De Aeronaves.
Por: Igor Santos • 21/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 89 Visualizações
[pic 1]
Nome: Data: Nota: / 25
🠺 Coloque seu nome e data no cabeçalho. 🠺 Avaliação individual - usar lápis
🠺 Leia com atenção o enunciado. Esclareça suas dúvidas com o professor.[pic 2]
Critérios de correção da prova: | 🠺 conceitos e fenômenos inerentes aos processos de fabricação não estão subtendidos: eles devem ser explicados na sua resposta 🠺 sua resposta deverá conter o desenvolvimento e etapas do seu raciocínio 🠺 considere o contexto da formulação da questão 🠺 termos técnicos: escreva com suas palavras entre “aspas” 🠺 caso necessário, apresente suposições para compor sua resposta 🠺 gráfico ou figura solicitada na questão faz parte da avaliação 🠺 identifique todos os elementos que compõem gráfico ou figura |
🢥 Total de 6 questões. 🢥 Valor de cada questão: conforme indicado nos enunciados. 🢥 BOA PROVA.
- Os processos de soldagem de materiais metálicos submetem a região da junta a ser soldada a alguma forma de energia. Esta energia pode estar na forma térmica, como na soldagem por fusão ou mecânica, como na soldagem por pressão no estado sólido.
Para uma melhor compreensão das consequências destas ações sobre os materiais, pode-se fazer uma abordagem de causa e efeito. Desta maneira, os materiais respondem física, mecânica e metalurgicamente quando sujeitos a ações térmica e/ou mecânica na soldagem, ou seja, eles normalmente apresentam reações a estas “provocações”.
Baseado na constatação acima desenvolva as etapas de um raciocínio contínuo e lógico para apresentar a correlação existente entre energia de soldagem e propriedades mecânicas obtidas na junta, soldada por um processo por fusão. (Total = 5 pontos)
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
[pic 18]
[pic 19]
- A energia de soldagem, definida numa EPS - Especificação do Procedimento de Soldagem, determina um ciclo térmico ao qual a junta fica submetida durante a soldagem. Considere 2 juntas de topo de mesma espessura, cada uma constituída por chapas de aço ao carbono, soldadas em monopasse por um processo por fusão, com energias de soldagem de 15 e 25 KJ/cm, respectivamente. O metal base apresenta-se hipoeutetoide constituído de ferrita e perlita, fornecido tratado termicamente por normalização. (total = 4 pontos)
- Indique as energias com o respectivo ciclo térmico no gráfico Txt abaixo. (1 ponto)
- Supondo a temperatura de crescimento de grão deste aço de 1100°C, apresente um argumento para explicar qual das 2 juntas soldadas apresentará maior tamanho de grão. Mostre seu argumento no gráfico abaixo. (3 pontos)[pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]
- NA soldagem por fusão, as Tensões Residuais ocorrem numa junta devido às tensões térmicas geradas a partir de dilatações e contrações não uniformes durante a soldagem. Elas sozinhas não causam deformação/empeno ou trincamento durante e após a soldagem, mas ficam “escondidas” na junta após soldagem. Explique, então, por que elas são perigosas quando presentes numa junta soldada que é colocada em serviço sob esforços ou carregamentos mecânicos para os quais ela foi projetada. (Total = 2 pontos)
- Revestimentos protetores depositados por solda em chapas de aços comuns de baixo teor de carbono, se prestam para conferir resistência à abrasão ou à corrosão na superfície revestida, com o objetivo de conferir propriedades e características contra desgaste mecânico ou deterioração química que eles não apresentam.
Supondo processo por fusão com metal de adição, explique por que as propriedades da solda, executada com passes lado-a-lado, só alcança os valores de dureza ou composição química definidos pelo metal de adição, na 3ª camada de solda depositada ? Use figura para complementar seu raciocínio (Total = 4 pontos)
...