PETROLEO PROCESSO DE SEPARAÇÃO
Projeto de pesquisa: PETROLEO PROCESSO DE SEPARAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinemellooo • 4/6/2014 • Projeto de pesquisa • 391 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
SUMARIO:
- INTRODUÇÃO AO REFINO
- PROCESSO DE SEPARAÇÃO
*Destilação atmosferica
*Destilação a vácuo
- PROCESSOS DE CONVERSÃO
* Craqueamento termico e catalitico
* visco-redução
* coqueamento retardado
* hidrocaqueamento etc.
- PROCESSOS DE TRATAMENTO
* Hidrotratamento
* tratamento caústico
* tratamento DEA
* tratamento MEROX, etc.
INTRODUÇÃO:
REFINO DO PETROLEO
- O petróleo é composto por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, por isso, ele é enviado para as refinarias a fim de que seus componentes sejam separados e tenham um melhor aproveitamento. No entanto, não se conhece até o momento nenhum método que consiga separar cada um desses hidrocarbonetos. Por isso, essa separação ocorre em frações de substâncias, ou seja, separa-se a mistura complexa do petróleo em misturas bem mais simples. As etapas de procedimento de refino do oléo cru são respectivamente três: separação, conversão e tratamento.
- PROCESSO DE SEPARAÇÃO
* A Destilaçao Atmosferica
A destilação atmosferica é o primeiro processo de refino em qualquer refinaria. Consiste na separação do petroleo em frações mais leves, de acordo com os pontos de ebulição de cada um. Para tal, utiliza-se uma torre de destilação com uma fornalha na parte inferior, onde o combustível é aquecido. A torre possui até 50 pratos ou bandejas, sendo que cada uma apresenta uma temperatura diferente que vai diminuindo à medida que a altura aumenta. Depois desse processo, entra a segunda etapa de separação: Destilaçao a vacuo.
* A Destilação a vácuo
O residuo da destilação atmosferica serve de carga para a unidade de destilação a vácuo. A diferença que ocorre dessa destilação para a anterior é somente que as frações obtidas são submetidas a uma pressão inferior à da atmosfera em uma torre de fracionamento. Isso faz com que frações mais pesadas entrem em ebulição em temperaturas mais baixas que o seu ponto de ebulição e, desse modo, evita-se que suas moléculas de cadeias mais longas quebrem-se. o objetivo desse processo é produzir , a parti do residuo, fraçoes de diesel e gasóleo. Equipamentos Utilizados na destilação a vácuo são o fornos de queima simples (óleo ou gás combustível) ou combinada.
A função da Torre de Destilação é fracionar o RAT (Resíduo Atmosférico), para produzindo lubrificantes que tenham possibilidade de processamento e geração de produtos de maior valor agregado (GLP, gasolina, querosene e diesel). As suas condições operacionais são semelhantes a de destilação atmosferica, porém, pressões significativamente menores
...