PIM 3 - Empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A.
Trabalho Escolar: PIM 3 - Empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andre de Lima Ramos • 24/3/2014 • 951 Palavras (4 Páginas) • 1.067 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem, como objetivo, apresentar de forma clara e objetiva solução técnica que seja financeiramente e tecnicamente viável para resolução da problematização exposta da empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A.
Serão abordados argumentos com base no conhecimento adquirido nesse bimestre, nas disciplinas de Economia e Mercado, Finanças em Projeto de TI, Gerenciamento de Infraestrutura e Gestao Estratégica de Recursos Humanos.
Entendendo o problema
A Empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A., com sede em Tóquio, está visando conquistar o mercado sul americano e decidiu abrir, no Brasil, uma filial comercial, que será responsável em operacionalizar suas transações e ampliar abrangência no mercado compreendido pelo MERCOSUL.
A empresa terá sede em um andar de prédio comercial, no centro de São Carlos, São Paulo. A cidade possui um parque tecnológico – o Science Park – com duas incubadoras de empresas, duas universidades: USP e UFSCar, o que pode oferecer uma mão de obra mais fácil e capacitada e dois centros de pesquisa ligados à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Os setores de destaques são: óptica, química fina e tecnologia para a agropecuária.
¬ Será necessário definir uma infraestrutura de rede simples (100 clientes/estações) com a identificação da topologia básica de distribuição dos equipamentos de rede, servidores, switches, roteadores, equipamentos de Telecomunicação e identificar a melhor e mais segura maneira de comunicação de dados entre a filial brasileira e a matriz japonesa.
¬ Após selecionar a solução de infraestrutura, deverá efetuar análise financeira para provar a viabilidade do projeto, definindo assim o portfólio financeiro de investimento do projeto, bem como os contratos de SLAs para o serviço de manutenção e suporte da rede, dos servidores e das estações de trabalho que operam em 24/7 e no caso são classificados como missão crítica e definidos em 99%.
¬ Definiremos o plano de implantação e de gerenciamento da infraestrutura com foco na priorização da segurança das informações (física e lógica) que serão utilizadas, modificadas, transitadas, armazenadas e/ou descartadas.
E, finalmente, definiremos um plano de treinamento aos recursos humanos envolvidos na utilização dessa nova estrutura de rede.
Infra-estruturarão de rede
Define-se como infraestrutura:
De forma geral, podemos classificar e entender infraestrutura de TI como sendo um conjunto de elementos interligados que encaixam e mantêm a robustez de toda uma estrutura. A palavra infraestrutura também pode significar TI bem como os outros canais de comunicação, sejam eles formais ou informais, ferramentas de desenvolvimento e análise de software, redes políticas sociais ou sistemas de crença compartilhados por colaboradores de determinados grupos.
Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infraestrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação) e considerando-se a quantidade e complexidade destes sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais.
Para os efeitos do projeto, aplicaremos as definições contidas ANSI/EIA/TIA 568, como seguem:
a) Rede Interna Estruturada: Rede projetada de modo a prover uma infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para os serviços de telecomunicações.
b) Área útil de escritório: Área de piso efetivamente utilizada como escritório em uma identificação. Nota: Áreas como banheiros, escadas, corredores, hall de circulação, etc., não são computadas como áreas de piso de escritório.
c) Área de
...