PITUAÇU SOLAR
Exames: PITUAÇU SOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristina08 • 11/6/2013 • 4.538 Palavras (19 Páginas) • 452 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
3 DEFINIÇÃO DE SISTEMA SOLARES FOTOVOLTAICOS CONECTADO A REDE 6
4 TECNOLOGIA ESTUDADA 7
4.1 Painel fotovoltaico 7
4.2 Tipos de painéis 8
5 EQUIPAMENTOS 9
5.1 Inversores de freqüência 9
5.2 Medição bidirecional 10
5.3 Módulos fotovoltaicos 11
6 PROJETO PITUAÇU SOLAR INTEGRADO A REDE DA COELBA 12
7 DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO 13
8 CONCLUSÃO 14
9 REFERÊNCIAS 15
10 ANEXOS 16
Anexo I – Radiação diária 16
Anexo II – Fotos do Estádio de Pituaçu 17
Anexo III – Especificações técnicas dos Inversores de freqüência 18
Anexo IV – Especificações técnicas dos Módulos fotovoltaicos 19
1. INTRODUÇÃO
A energia solar no Brasil começou a ser implantada através de sistemas isolados domiciliares, implantados pelos programas do Governo Federal, como “luz para todos”, que implantam esse time de sistema em casas onde a rede elétrica convencional não apresenta viabilidade econômica, devido a pequena demanda nessas residências, e o alto custo para implantação de linhas de distribuição. Após isso, começou uma busca maior pelo mercado solar fotovoltaico.
Com o passar dos anos, essa tecnologia veio crescendo e hoje ela atende os requisitos de conservação ambiental, limpa e renovável. A energia solar fotovoltaica ainda sofre muito em função do alto custo de geração, da falta de investimento e desenvolvimento dessa tecnologia, falta de normas de procedimentos da instalação e da ausência de leis que a regulem (Oliveira, S.H.,2002).
Como os problemas ambientais vêm crescendo a cada ano e se torna cada vez mais sério, projetos como o Pituaçu Solar, que utiliza energia limpa e renovável vem abrindo os olhos do Governo, e assim aumentando os interesses de todos e ganhando espaço no mercado.
O estádio de Pituaçu, localizado em Salvador – Bahia funciona como usinas geradoras de pequeno porte, funcionando em paralelo com as grandes usinas geradoras já existentes. Uma das grandes vantagens desse sistema é que os módulos foram projetados para ficar na cobertura do estádio e na cobertura do estacionamento, funcionando como parte da sua arquitetura, além do estádio ganhar o certificado de ecologicamente correto, informarão a toda sociedade as vantagens do ponto de vista ambiental. Pelo fato dos módulos serem interligados a rede elétrica, esse sistema não necessita o uso de baterias, que faz dele um sistema mais confiável, seguro e mais barato. A energia gerada em Pituaçu será usada durante o dia nas instalações do estádio e a produção excedente, lançada na rede da Coelba. O estádio de Pituaçu utiliza medidores bidirecionais, ou seja, quando a energia gerada no sistema for maior que a carga utilizada pelo estádio, o restante da demanda será injetado na rede. Mas, quando ocorrer do sistema não conseguir suprir toda a demanda da carga do estádio a concessionária (COELBA) injetará energia na rede elétrica do estádio.
2. OBJETIVOS
O presente trabalho consiste no projeto que foi viabilizado pelo programa de eficiência energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) com Governo da Bahia. O objetivo deste trabalho é estudar como foi implantado o sistema solar fotovoltaico no estádio de Pituaçu, localizado em Salvador – Bahia, e as novas tecnologias usadas para a geração de energia solar injetado na rede elétrica pública.
3. DEFINIÇÃO DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS CONECTADOS A REDE
O estádio de Pituaçu representa uma das formas pela qual a energia solar pode
...