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PLATAFORMAS PARA APLICATIVOS MÓVEIS

Projeto de pesquisa: PLATAFORMAS PARA APLICATIVOS MÓVEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  266 Visualizações

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Palavras Chave

Android, Qtopia, Aplicativos moveis,Arquitetura Android, Arquitetura Qtopia

1. ABSTRACT

With the great advancement of technology, mobile devices are becoming more powerful in relation to their storage capacities, processing and communication, and more accessible to consumers at the same time. Today, there are 1.5 billion television sets in the world, while 1 billion people lack access to Internet, but nearly 3 billion people own a mobile device, making it one of the most promising products in the world. Among these mobile devices are including handhelds, PDAs and cell phones. Mobile devices offer Connectivity Approaches and power to use anywhere and at any time, making it important both for personal use, as professional. With the increasing use of mobile devices, the number of platforms and development environments has grown proportionately. The choice of an ideal platform for developing a project means opting for a solution that provides the best benefits in terms of cost, efficiency and development time expected to complete the project. Thus, this monograph aims to make an explanation on two platforms for developing applications for mobile devices: Android, launched by the Open Handset Alliance, and Qtopia, Trolltech's product.

2. INTRODUÇÃO

Com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão se tornando mais

poderosos com relação às suas capacidades de armazenamento, de processamento e de

comunicação, e mais acessíveis aos consumidores, ao mesmo tempo. Hoje, há 1,5

bilhões de televisores no mundo, enquanto que 1 bilhão de pessoas têm acesso à

Internet, mas quase 3 bilhões de pessoas possuem um dispositivo móvel, tornando-se

um dos produtos mais promissores do mundo. Dentre esses dispositivos móveis, estão

incluídos handhelds, PDAs e telefones celulares.

Os dispositivos móveis oferecem conectivade e poder de uso a qualquer lugar e

em qualquer momento, tornando-se importantes, tanto para uso pessoal, quanto

profissional.

Com o uso cada vez maior de dispositivos móveis, o número de plataformas e

ambientes de desenvolvimento cresceu proporcionalmente.

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A escolha de uma plataforma ideal para o desenvolvimento de um projeto

significa optar por uma solução que forneça os melhores benefícios, em termos de

custos, eficiência e tempo de desenvolvimento esperados para a finalização do projeto.

Sendo assim, a presente monografia tem como objetivo fazer uma explanação

sobre duas plataformas de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis: o

Android , lançado pela Open Handset Alliance , e o Qtopia, produto da Trolltech.

3. ANDROID

a) HISTÓRICO

Em 05 de novembro de 2007, o OHA (Open Handset Alliance) anunciou a plataforma

Android . O Open Handset Alliance é um grupo de mais de 30 empresas que está

desenvolvendo essa plataforma. As empresas dessa aliança estão trabalhando juntas

para oferecer uma plataforma de desenvolvimento que permita aos desenvolvedores

implementarem e extenderem as aplicações dos seus dispositivos móveis. Essa aliança

tem como objetivo também lançar handsets e serviços usando a plataforma Android no

segundo semestre de 2008.

A aliança OHA é composta por um grupo bastante heterogêneo de empresas, que

compreende desde operadoras de celular a fabricantes de handsets. Dessa aliança, fazem parte:

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b) DEFINIÇÃO

Android é uma pilha de softwares para dispositivos móveis que inclui um sistema

operacional, um middleware e um conjunto de aplicações chaves. Os desenvolvedores

podem criar aplicações para a plataforma usando o Android SDK . As aplicações para essa plataforma são escritas usando a linguagem de programação Java e executam sobre o Dalvik, uma máquina virtual customizada para dispositivos com restrições de recursos, como pouca capacidade computacional, baixa capacidade de armazenamento e baterias com baixo nível de energia.

c) ARQUITETURA

O diagrama da Figura 1 mostra os principais componentes do sistema operacional

Android.

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Figura 1 – Arquitetura do Android.

Nas seções seguintes, realiza-se uma explicação sobre os módulos da arquitetura

Android.

d) KERNEL DO LINUX

A arquitetura do Android é baseada no kernel do GNU/Linux, versão 2.6. O

kernel do

Sistema funciona como uma camada de abstração entre o hardware e o restante

da pilha

de softwares da plataforma.

O kernel GNU/Linux já possui vários recursos necessários para a execução de

aplicações, como gerenciamento de memória, gerenciamento de processos, pilha de

protocolos de rede, módulo de segurança e vários módulos do núcleo de infra-estrutura.

Como o sistema operacional é conhecido, também facilita o surgimento de

melhorias

aos drivers já existentes.

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e) BIBLIOTECAS

O Android inclui

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