PORTOS E TERMINAIS: TIPOS DE CONSTRUÇÕES E LOCALIZAÇÕES
Por: Fabio Boger Zeferino • 14/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.564 Palavras (11 Páginas) • 458 Visualizações
PORTOS E TERMINAIS: TIPOS DE CONSTRUÇÕES E LOCALIZAÇÕES
Anderson dos Santos Ferreira
Fábio Boger Zeferino
Maryane Patricio
Natâna Tasca dos Santos
Resumo: Os portos são hoje o principal meio pelo qual as cargas entram e saem do país, possibilitando o comércio internacional brasileiro. A manutenção da eficiência no tratamento das cargas dentro dos portos, é um fator imprescindível, considerando o fato de que quanto menores forem os custos relacionados ao escoamento de produtos, maiores poderão ser os investimentos na melhoria dos serviços. E isso influencia positivamente a economia. A classificação dos portos é feita levando-se em consideração três princípios: a localização, a infraestrutura e as atividades desempenhadas, sendo que este artigo ira atear-se a classificação dos portos e a localização.
Palavras-chave: Portos. Terminais. Tipos de construções.
1 IMPLANTAÇÃO DE UM PORTO
Antes de serem iniciadas as etapas de implantação de um porto, existem diversos pontos a serem considerados. Entre eles estão o fato de que um porto deve inserir-se em um determinado meio, e realizar uma determinada função.
O meio físico no qual um porto é implantado, deve ser escolhido considerando-se tanto fatores climáticos do local, como o vento e chuvas, quanto condições gerais do mar e do terreno. A função de um porto é definida pelas suas características, no que tange aos tipos de cargas carregadas e descarregadas nele.
Vale destacar que o estudo da localização em que um porto é inserido é crucial, haja vista o fato de que sempre existe a propensão em integrar o transporte marítimo com o terrestre e aéreo, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção de uma determinada região, estado ou país, diminuindo assim, os custos de translado.
2 CLASSIFICAÇÃO DOS PORTOS QUANTO A LOCALIZAÇÃO
É possível classificarmos os portos, de acordo com o espaço em que se encontram as estruturas portuárias.
2.1 PORTOS MARÍTIMOS
São chamados de portos marítimos, aqueles que estão em regiões costeiras e recebem embarcações oriundas de linhas de navegação oceânicas. Abrangem translado de longo curso (Internacionais) e de cabotagem (Domésticos), independentemente da sua localização geográfica. Os portos marítimos podem ser subdivididos em: portos naturais, de mar aberto, e abrigado.
2.1.1 PORTOS NATURAIS
Os portos naturais têm sido a muito tempo, de grande importância econômica. São formados por ilhas que se estendem acompanhando a costa, servindo de barreira para as ondas. Baías e enseadas, que formam uma curva para dentro do litoral, são comumente usadas para receber portos naturais. O porto de Sydney, na Austrália, é o maior porto natural do mundo.
Figura 1 – Porto Natural
Fonte: http://portuguese.cri.cn/1/2004/11/18/1@19132.htm
2.1.2 PORTOS DE MAR ABERTO
São portos que exigem um maior reforço estrutural devido ao fato de serem abertos ao mar e não possuírem nenhuma barreira ou qualquer outra estrutura que o proteja das ondas e das as situações climáticas que possam piorar os esforços que essas ondas causam na estrutura.
Figura 2 – Porto de mar aberto
Fonte: http://codern.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Terminal.jpg
2.1.3 PORTOS ABRIGADOS OU PROTEGIDOS
São portos que possuem uma barreira com a função de reduzir os esforços causados pelo oceano. Normalmente são mais rasos que os demais portos.
Figura 3 – Porto Protegido
Fonte: http://www.sindamares.com.br/images/porto-praia-mole.jpg
2.2 PORTOS FLUVIAIS
Portos fluviais são os portos que se localizam em beiras de rios e estuários. Tem como maior problema, o fato de terem uma grande mudança no nível de água nos períodos de cheia e seca, havendo a necessidade de obras constantes ou a utilização de transportes auxiliares para transportar as cargas.
No que tange à volume de carga, o maior porto fluvial do Brasil é o de Manaus, e em extensão de cais, é o de Porto Alegre.
Figura 4 – Porto fluvial
Fonte: http://www.acritica.com/uploads/news/image/709002/porto.jpg
2.3 PORTOS LACUSTRES
São os portos mais incomuns. Recebem embarcações dentro de lagos, em reservatórios restritos.
Figura 5 – Porto lacustre
Fonte: http://www.rafaeldelahoz.com/project-plus-masterplanning-01.html.
3 PORTOS E TERMINAIS
Portos são áreas abrigadas de ondas e correntes, que estão localizadas nas beiras de oceanos, mar, lagos ou rios, destinado ao atracamento de embarcações. Essas áreas servem os serviços necessários para o carregamento e descarregamento de cargas e o armazenamento temporário de tais cargas. Conta também com instalações para o movimento de pessoas que ali trabalham e de cargas ao redor do setor portuário, em alguns casos, existe terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.
A extensão portuária atende a características socioeconômicas e com grande valor para o país, como o transporte de alimentos e de cargas de grande volume. Outro fator que da ênfase na utilização desse meio é o impacto que ele causa na economia, devido ser uma das principais portas de entra e saída de riquezas de um país. Os portos e terminais também são considerados um ponto estratégico da segurança nacional (militarismo).
3.1 PORTOS BRASILEIROS
O sistema
...