PRATICA DA IMAGEM PESSOAL ENQUANTO PROFISSIONAIS DA ESTETICA
Casos: PRATICA DA IMAGEM PESSOAL ENQUANTO PROFISSIONAIS DA ESTETICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2658016 • 30/10/2013 • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 815 Visualizações
ATUAÇÃO DA ESTÉTICA NA IMAGEM E NA AUTO-IMAGEM
A NECESSIDADE DA PSICOLOGIA NA ESTÉTICA
De Narciso, na Mitologia Grega, até nossos dias, provavelmente nossa visão mais importante seja a da própria auto-imagem. A percepção e a decodificação que fazemos dela é fundamental em nossa auto-estima e no nosso comportamento social e pessoal.
Queiramos ou não, ao observarmos a aparência de uma pessoa retiramos imediatamente uma gama de informações (talvez algumas apriorísticas ) significativas: sexo, idade, raça, nível sócio-econômico e outras. Da mesma forma, diversas emoções e sentimentos podem ser projetados ou inspirados nesta imagem: simpatia, antipatia, desejo, aconchego, rejeição e outros.
Coerentes com nossa estrutura ética, dizemos que “mais importante que a aparência é a essência”. Contudo, nossa primeira avaliação é pela imagem, aparência.
É inquestionável a associação do belo com o bom e do feio com o mal. Nas histórias em quadrinhos, nos contos de fadas, heróis, heroínas e fadas são bons e bonitos. Vilões e bruxas são feios. As imagens do bem são sempre bonitas.
Na vida cotidiana, “boa aparência” é fundamental na busca de um emprego, por exemplo. Estudos mostram que professores e orientadores são mais pacientes com crianças que consideram bonitas. Ideais humanos a parte, não concedemos aos “feios” as mesmas oportunidades e a mesma indulgência com que brindamos aos “belos”. Entre a percepção da aparência (imediata) e a avaliação da essência (mais lenta) vai um hiato de tempo que favorece o “belo”.
A mulher moderna associa imagem de beleza a êxito social, individual, sucesso profissional, felicidade conjugal. Alicerça o poder de sedução e a sexualidade na beleza. Beleza torna-se autêntico “regulador” do comportamento social. Ser bonita é ser bonita para outra pessoa.
O resultado de uma intervenção estética é satisfatório quando a atuação na imagem trouxer benefício ao bem estar da pessoa como um todo. E isto envolve auto-imagem adequada.
Diversos autores preocuparam-se com o estudo da auto-imagem. Adler, discípulo de Freud, considera que os sentimentos de inferioridade decorrem da visão que a criança tem em relação à fragilidade e a inadequação de seu corpo e que essa seria a maior causa de sua insatisfação futura. Muitos homens e mulheres atraentes nunca superaram seu “sentimento de feiura” e rejeição que sentiam na infância e continuam comportando-se como se fossem efetivamente feios, apresentando sentimentos de inadequação corporal como resquícios de vivências infantis.
Físico e Psíquico têm sido associados desde o “mens sana corpore sano” até os filósofos antigos. Descartes postulava uma glândula, a Epífise, como ponto de intersecção entre ambos. No estudo dos sintomas psicossomáticos, falamos em “conversão” de sintomas físicos. A ansiedade tem componentes físicos e psíquicos em sua manifestação.
O complexo conceito de imagem corporal inclui a decodificação e integração da informação visual, tátil e aromática (provenientes do meio ambiente e captadas através dos sentidos), com sensações vindas do próprio organismo (fome, sexo, sede, sono, etc) e com conceitos anteriormente adquiridos no histórico de vida, experiências familiares, pessoais, sociais, culturais.
A auto-imagem seria a visão que uma pessoa tem de si mesma, levando em conta experiências passadas, circunstâncias presentes e expectativas futuras.
Pode ser definida como a imagem ou figura que formamos do tamanho do nosso corpo em nosso psiquismo e nossas sensações, sentimentos e ações em relação ao tamanho e forma de nosso corpo e das suas partes constituintes. Seria uma imagem tridimensional que cada um tem de si próprio. Um “retrato mental” que a pessoa faz de si mesma, refletindo na relação dela com os demais e consigo própria e fundamentando sua adaptação.
A auto-imagem é adequada quando, segundo consenso, existe adequação ou coerência entre o observado objetivamente e a visão que a pessoa tem dele, isto é, do grau de realidade de sua auto-percepção. A pessoa reconhece pontos positivos e negativos. Estabelece uma diferença entre o que é característica de sua individualidade e o que é conceituado culturalmente. É inadequado quando há supervalorização de um dos extremos : positivo ou negativo, negação de características individuais, com autêntica “miopia” na auto avaliação.
Se a auto-imagem é adequada, permite que a pessoa possa se beneficiar sempre de uma abordagem estética. Da mesma forma que uma “imagem ruim” pode prejudicar a auto-imagem, uma auto-imagem precária pode destruir os efeitos da estética sobre a imagem.
É fundamental que os efeitos da intervenção estética produzam efeito também na auto-imagem. No arsenal de recursos utilizados para destacar o camuflar determinada área ou característica do rosto ou do corpo ou mesmo para rejuvenescermos, mister se faz que possamos usufruir seus resultados, nos tornando e nos sentindo melhores e mais bonitos.
Embora teoricamente todos possam beneficiar-se da melhora estética, na prática existem casos de pessoas que não usufruem dos resultados. Permanecem insatisfeitos mesmo diante de intervenções estético-cirúrgicos tecnicamente perfeitos, demonstrando que a intervenção estética, por si só, não foi suficiente
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