PROCESSADORES
Trabalho Escolar: PROCESSADORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmylla • 1/4/2013 • 810 Palavras (4 Páginas) • 1.827 Visualizações
Como é que chegamos em nossa evolução cotidiana?
A geração dos anos 2000 esta acostumada a ligar a maquina e se deparar com o sistema operacional, muitos sem entender como realmente funciona e que essa evolução dos computadores e seu sistema levaram décadas para que chegar nos modelos atuais.
Assim são os processadores também conhecido como CPU, é a peça fundamental para o funcionamento dos computadores.
Na década de 40 a ideia de um processamento capaz de realizar e processar diversas tarefas intrigava os pesquisadores, assim surgiu EDVAC que foi o modelo mais “ primitivo”
Com a invenção dos transistor deu um grande passo a evolução, o transistor provou significativamente
ser significativamente mais confiavel, necessitando de menos energia
Sendo o componente básico de um processador o transistor,
é exatamente o avanço na tecnologia de fabricação destes
Componentes que possibilitou a grandiosa evolução dos processadores.
O primeiro microchip comercial foi lançado pela Intel em 1971
e batizado de Intel4004. Ele era um processador de 4 bits possuindo pouco mais de 2000 transistores.
Desde então, a Intel se lançou inteiramente no caminho dos microprocessadores e se tornou a maior responsável pelas tecnologias utilizadas atualmente.
Outra empresa ligada ao processadores é a AMD, que construía chips baseados na tecnologia de outras empresas, chegando inclusive a produzir chips para a Intel.
Em 14 de abril de 1965 o fundador da Intel, Gordon Moore,publicou na revista Electronics Magazine um artigo sobre o aumento da capacidade de processamento dos computadores. Moore afirma no artigo que essa capacidade dobraria a cada 18 meses e que o crescimento seria constante. Essa teoria ficou conhecida como a “Lei de Moore” e se mantém valida ate os dias de hoje.
Em 1973 os processadores estavam em 3.500 transistores, ou seja, 1.500 transistores a mais em processamentos.
Tanto a Intel quanto a Amd , perceberam que usar alguns conceitos da arquitetura RISC( computador com um conjunto reduzido de instruções), em seus processadores poderia ajuda-las a criar processadores mais rápidos , mas ao mesmo tempo existia a necessidade de continuar criando processadores compatíveis com os antigos.
Pois não adiantaria lançar um “Pentium II ou Athon” extremamente rápidos , se estes não fossem compatíveis com os programas que utilizados.
Desde o advento do processador Intel 8088 (Linha PC-XT) até os atuais processadores passando pelos 80286, 80386 e 80486, Pentium, etc, apresentam sempre uma evolução em relação ao seu antecessor, medido atualmente em milhões de transistores e sendo micros de espessura de trilha.
A vantagem de uma arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores, que já dispõe de praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. No caso de um chip estritamente RISC, o programador já teria um pouco mais de trabalho, pois como
...