PROINTER PATE II Relatorio Inicial
Trabalho Escolar: PROINTER PATE II Relatorio Inicial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chayene • 1/12/2014 • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 504 Visualizações
Projeto Interdisciplinar plicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística _ II (PROINTER II)
Tutores a Distância: Carlos Eduardo Azevedo e Raquel de Oliveira Henrique
Tutor (a) Presencial: Cláudia Borjaille
Angra dos Reis, 23 de Outubro de 2014
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................03
A importância da responsabilidade social para as empresas............................04
Responsabilidade e sustentabilidade.................................................................06
INTRODUÇÃO
O crescente aumento da complexidade dos negócios, o avanço de novas tecnologias, o incremento da produtividade levou a um aumento significativo da competitividade entre as empresas e, desta forma, elas tendem a investir mais em processos de gestão de forma a obter diferenciais competitivos. Ashley (2002, p.3) afirma que, por outro lado, as crescentes disparidades e desigualdades sociais obrigam a que se repense o desenvolvimento econômico social e ambiental. Assim, para responder a este desafio é necessário buscar novas respostas visando um desenvolvimento econômico sustentável que englobe os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Para as empresas, a responsabilidade social pode ser vista como uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade potencializar o seu desenvolvimento. Isto é explicado ao se constatar maior conscientização do consumidor o qual procura por produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente e a comunidade. Além disso, o crescimento econômico só será possível se estiver alicerçado em bases sólidas e, portanto deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas que passem por soluções ambientalmente sustentáveis, socialmente corretas e economicamente viáveis.
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA AS EMPRESAS
Cada dia mais, empresas vem deixando de exercer um papel exclusivamente econômico, concentrando riquezas e gerando empregos. Em um contexto global, verifica-se uma tendência a partir do crescente número de empresas que vem incorporando às suas práticas a preservação do meio ambiente, além da valorização de pessoas e de comunidades, as quais influenciam diretamente.
A Responsabilidade Social Empresarial (“RSE”) é um conceito cada vez mais concreto no mundo corporativo e busca traduzir, a partir de iniciativas geradas por empresas, metodologias e comportamentos focados na melhoria das relações internas e externas, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais. Neste sentido, a responsabilidade social de uma empresa se aplica a toda sua cadeia produtiva e não somente ao produto final.
O grande diferencial de uma empresa socialmente responsável esta ligado à sua postura ética, que se reflete em respeito à comunidade, ao meio ambiente e o envolvimento com seus colaboradores.
Seja por uma estratégia de marketing, benefícios fiscais ou certificação, a responsabilidade social é uma tendência no mundo corporativo e gera benefícios às empresas. Diversos são os motivos e benefícios que conduzem as empresas à estas práticas:
Estratégia de marketing
Muitas empresas buscam incorporar práticas de responsabilidade social como forma de agregar valor a sua imagem. Hoje, boa parte das empresas se depara com consumidores cada vez mais conscientes e que buscam produtos e serviços vinculados a um propósito de valorização social e ambiental. Empresas que atuam dentro de uma política de RSE possuem um melhor posicionamento diante desse mercado, que se mostra disposto a pagar por um valor e não apenas por um produto ou serviço.
Benefícios fiscais
Embora algumas empresas encarem a criação de práticas de RSE como um custo, é possível elaborar políticas e programas de responsabilidade a partir de recursos sem que a fonte de financiamento seja exclusivamente o caixa da companhia. As leis de incentivo fiscal, que destinam parte do imposto de renda (IR) ou de tributos estaduais para áreas como cultura, esportes, crianças e idosos; são uma estratégia para muitas companhias. Ao mesmo tempo em que promovem benefícios diretos à comunidade, esse tipo de ação cria valor agregado à marca.
Certificação
A certificação é um meio dos meios mais utilizados para estabelecer políticas de responsabilidade social no meio corporativo. Para a obtenção da maior pare dos selos disponíveis no mercado, a empresa deve buscar adequar suas condutas à práticas socialmente justas e ambientalmente corretas. A certificação é uma forma de estabelecer valor também à imagem da empresa, além de seus produtos e serviços.
Política de compliance
Observar quais obrigações
...