Porjeto Sara
Casos: Porjeto Sara. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: osmarcarlos10 • 6/9/2013 • 563 Palavras (3 Páginas) • 354 Visualizações
O PROJETO SARA
INTRODUÇÃO
Uma nova forma de estudos e experimentos em um ambiente de microgravidade vem sendo desenvolvido no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Centro
Técnico Aeroespacial (CTA), com a ajuda de diversos parceiros ,universidades de engenharia, centros de pesquisas e empresas uma plataforma orbital recuperável, em forma de cápsula, a qual após sua satelitização, permanece em órbita pelo tempo necessário para a condução dos experimentos, sendo em seguida redirecionada à Terra, onde é recuperada em solo. O Sara Suborbital consiste em um veículo suborbital de 350 kg – divida em quatro subsistemas, estrutural, elétrico, recuperação e módulo de experimento – a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de microgravidade de curta duração (cerca de 8 minutos).
PROJETO SARA
O projeto consiste em, por exemplo: um laboratório espacial reutilizável para realizar experiências em um ambiente de gravidade reduzida (microgravidade), que sirva para desenvolver tecnologias de aviões hipersônicos e que seja inteiramente feito no Brasil, por técnicos brasileiros.
Este é projeto – Satélite de Reentrada Atmosférica – (SARA) que está em desenvolvimento no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP).
O SARA tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade, destinada a operar em órbita baixa, a cerca de 300 km (984251,968503937 pés) de altitude, por um período máximo de 10 dias.
No futuro, o equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros.
VEÍCULOS HIPERSÔNICOS
Outro objetivo do projeto SARA é o desenvolvimento de estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor.
Para isto, os quatro veículos que compõem o programa – dois suborbitais e dois orbitais – deverão fazer avanços progressivos para que o país adquira o conhecimento necessário para o desenvolvimento da tecnologia.
A sequência adotada é semelhante à do programa alemão Shefex (Sharp Edge Experiment), destinado à pesquisa de formas aerodinâmicas para a reentrada de veículos espaciais em regime hipersônico.
Tanto o Sara como o Shefex visa o desenvolvimento de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos hipersônicos através da análise da reentrada de veículos espaciais na atmosfera terrestre.
PLATAFORMA INDUSTRIAL ORBITAL
No futuro, o SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes e equipamentos espaciais a um baixo custo, o que abre interessantes chances de negócios no Brasil e no exterior, além de realizar pesquisas científicas em microgravidade.
Ao
...