Portifólio 3 º Semestre Ads
Pesquisas Acadêmicas: Portifólio 3 º Semestre Ads. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wandermenezes • 23/5/2014 • 3.526 Palavras (15 Páginas) • 415 Visualizações
1. INTRODUÇÃO 5
2. BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID 6
3. SISTEMAS OPERACIONAIS PARA DESENVOLVER SITEMA DE VÍDEO LOCADORA. 8
4. ESTRUTURA DE DADOS: 12
4.1 ALOCAÇÃO SIMPLISMENTE ENCADEADA 12
4.2 LISTAS DUPLAMENTE ENCADEADAS 14
4.3 A VANTÁGEM DA LISTA DUPLAMENTE ENCADEADA. 15
5. BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO CASO DE USO 17
6.PRINCIPAL FINALIDADE DO CASO DE USO 18
7. FINALIDADE DO DIAGRAMA DE CLASSE. 19
7.1 QUEM UTILIZA O DIAGRAMA DE CLASSE? 20
8. HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO. 20
9.CONCLUSÃO 22
10.REFERENCIAS 23
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar toda a matéria do III Semestre, refere-se à lista lineares e seus conceitos sobre FIFO, FILO, seus apontadores suas ordens as para inclusão, exclusão e pesquisa dando exemplos do dia - a – dia e da informática sobre listas lineares.
Definiremos também os conceitos de alocação simplesmente encadeada, alocação duplamente encadeada, representando graficamente as duas alocações de encadeamento e qual delas tem maiores vantagens e o motivo, esse assunto que abrange a matéria de Algoritmo e estrutura de dados.
2. BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID
As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. Então, também é valido tratarmos desse assunto referente aos bancos relacionais, em um contexto geral.
Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.
A maioria dos programas desenvolvidos atualmente são para uso multiusuário, um sistema de controle de estoque por exemplo. Imagine 10 terminais buscando e inserindo informações a cada segundo em um servidor. Todos eles executam um conjunto de comandos que são solicitados de uma só vez. Uma Transação é basicamente isso, um conjunto de comandos SQL em sequência ou não, sendo que, todos os comandos deste conjunto devem ser executados e por completo. Para um bom funcionamento de um SGBD, é necessário que ele tenha um conjunto de propriedades, conhecido como ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), onde estas propriedades vão definir como serão executadas as transações. O ACID pode ser descrito com poucas palavras:
Atomicidade: Qualquer operação deve ser executada por completo, caso contrário a ação é desfeita, comando conhecido como “rollback”.
Em outras palavras, é um tudo ou nada: se houver alguma falha durante a execução, a transação é desfeita. Ou, nas palavras dos autores: “uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo algum”. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade.
(Preservação de) Consistência: Os dados de um Banco de Dados devem permanecer íntegros após qualquer transação, transação esta que deve respeitar restrições e pré-requisitos impostos pelo SGBD. Imagine que seja tirada uma fotografia dos dados de um banco de dados. Este é o estado do BD. Após a fotografia, é feita uma transação neste BD e retira-se uma nova foto.
Se na primeira o BD estava consistente, então na segunda ele tem que estar também. Citando a bibliografia: “uma transação será preservadora de consistência se a sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro. (…) Um estado do banco de dados é a coleção de todos os itens de dados armazenados no banco de dados em determinado momento.” A responsabilidade aqui é dupla, sendo tanto do programador quanto do módulo do SGBD que garante as restrições de integridade.
Isolamento: As transações devem ocorrer sem que outras interfiram em sua execução, ou seja, uma por vez. É o cada um por si: “uma transação deve ser executada como se estivesse isolada das demais. Isto é, a execução de uma transação não deve sofrer interferência de quaisquer outras transações concorrentes. (…) É imposto pelo subsistema de controle de concorrência do SGBD.” O chamado nível de isolamento verdadeiro (nível 3) não permite atualizações perdidas, leitura de sujeira nem leituras repetíveis.
Durabilidade (ou permanência): Qualquer mudança no Banco de Dados – operação concluída com sucesso – deve permanecer, mesmo que haja qualquer falha no sistema. Fez, está feito – “as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação efetivada devem persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas em razão de uma falha”. Responsabilidade: subsistema de restauração do SGBD.
Considerando que, após essa elucidação, concluir que o ACID é muito importante para um Banco de Dados, pois é este conjunto de características que garante a qualidade e segurança (contra falhas do sistema) das transações, obtendo assim bons resultados no armazenamento correto das informações. Cada propriedade tem sua importância.
Com a Atomicidade, as transações são executadas com sucesso até o final, comando por comando, no caso de erro em qualquer um deles o SGBD deve desfazer o que foi alterado, então temos a garantia de que os cálculos, atualizações, ou outras operações não foram executadas incompletas, e sim até o fim com sucesso.
Já a Consistência é importante porque uma operação não pode violar a integridade dos dados, ou seja, após executar uma transação, o banco de dados deve manter a consistência dos dados, mesmo ocorrendo alterações (Update, Insert...). O Isolamento vai evitar que a transação que está sendo executada, seja interferida ou interrompida por outra solicitação, evitando que erros aconteçam.
A Durabilidade vai garantir que os dados que foram gravados pelas transações, não sejam perdidos ou danificados, mesmo que ocorra alguma falha no sistema, como travamento e queda de energia (desde que não haja perda de hardware).
3. SISTEMAS OPERACIONAIS
...