Pressão
Seminário: Pressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jcrom • 20/1/2014 • Seminário • 663 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Pressão
O termo pressão é utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido. A pressão é uma propriedade intrínseca a qualquer sistema, e pode ser favorável ou desfavorável para o homem: a pressão que um gás ou vapor exerce sobre a pá de uma hélice, por exemplo, pode ser convertida em trabalho. Por outro lado, a pressão da água nas profundezas do oceano é um dos grandes desafios para os pesquisadores que buscam novas fontes de recursos naturais. A pressão é uma grandeza física, de símbolo P, definida como o quociente entre a intensidade da força que atua perpendicularmente à superfície (F) e a área dessa superfície (S).
Esta grandeza permite quantificar o efeito que as forças produzem nas superfícies dos corpos sobre os quais atuam.
A pressão exercida por uma força sobre uma superfície depende então da força que lhe é aplicada e da área dessa superfície. A pressão é diretamente proporcional à intensidade da força aplicada e inversamente proporcional à área da superfície. Por exemplo, uma pessoa enterra-se mais na areia quando está apoiada num só pé de que quando está apoiada com os dois. A justificação prende-se com o facto da área da superfície de apoio não ser a mesma nas duas situações, embora a força de pressão seja a mesma (peso da pessoa).
A unidade do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é o Newton por metro quadrado, cujo símbolo é N/m2. Esta unidade é conhecida por pascal (Pa) em homenagem ao físico e matemático francês Blaise Pascal. Para além desta unidade, utilizam outras unidades dais quais se destacam: o bar, a atmosfera (atm), o milímetro de mercúrio (mm de Hg), o torr e os dines por centímetro quadrado (dyn/cm2).
Para a determinação da pressão utilizam-se barômetros, manômetros e vacuómetros.O conceito de pressão explica diversas situações da vida corrente como é o caso dos cintos de segurança e dos capacetes dos motociclistas.
No caso dos cintos de segurança, estes vão permitir que o efeito da força de colisão diminua.
No caso dos capacetes, a força de colisão é distribuída por uma superfície maior, diminuindo a pressão.
Gás ideal
Um gás ideal ou perfeito é um modelo idealizado, para o comportamento de um gás. É um gás teórico composto de um conjunto de partículas pontuais movendo-se aleatoriamente e não interagindo. O conceito de gás ideal é útil porque obedece a lei dos gases ideais, uma equação de estado simplificada, e é passível de análise pela mecânica estatística1 . Em condições ambientais normais tais como as temperatura e pressão padrão, a maioria dos gases reais comportam-se qualitativamente como um gás ideal1 . Geralmente, desvios de um gás ideal tendem a diminuir com mais alta temperatura e menor densidade, como o trabalho realizado por forças intermoleculares tornando-se menos significativas comparadas com a energia cinética das partículas, e o tamanho das moléculas
...