Pricipais Tipos De Sensores E Atuadores Em Automação Industrial
Monografias: Pricipais Tipos De Sensores E Atuadores Em Automação Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francesco.aolive • 3/10/2013 • 786 Palavras (4 Páginas) • 1.703 Visualizações
1) São utilizados exclusivamente para detecção de material metálico (por exemplo, para medir a posição dos componentes da máquina. Eles também são usados em sistemas de segurança, em aplicações como detecção da abertura de uma porta, e em robótica, onde se pode monitorar um robô ou a proximidade de seus componentes em relação a outros objetos, de modo orientá-lo adequadamente.)
2) Sensores PNP - Positivo - Negativo - Positivo - São sensores que na saída dele eles jogam sinal positivo, ou seja, você o alimenta com positivo, manda o negativo para ele (para funcionamento do circuito interno dele), e na saída dele tem sinal positivo.
Sensores NPN - Negativo - Positivo -Negativo - É a mesma coisa que o PNP só que na saída dele tem sinal negativo.
3) E a distancia em que o sensor pode operar com segurança, considerando variações de segurança, considerando variações de industrialização, temperatura, tensão entre outros,
4) E a distancia entre os pontos de ativação e desativação de um sensor de proximidade
5) Blocos de funcionamento sensor indutivo
BOBINA => OSCILADOR => CIRCUITO DE DISPARO => CIRCUITO DE SAIDA
Blocos de funcionamento sensor capacitivo
SENSOR CAPACITIVO => OSCILADOR => CIRCUITO DE DISPARO => CIRCUITO DE SAIDA
6) São utilizados para detectar a aproximação de materiais orgânicos, plásticos, pos, líquidos, Madeiras, papeis, entre outros.
- Detecção de materiais como papel, vidro, plástico, óleos, água, bem como metais;
- Controlo de nível de líquido num recipiente;
- Controlo de presença de objetos
7) Diminui a influencia de acionamentos laterais do sensor e permite através do ajuste fino a detecção de materiais dentro de outros.
8) São sensores capazes de detectar a presença de um acionador através da emissão e recepção de luz, baseia-se na transmissão e recepção de luz infravermelha.
9) Barreira - o acionamento ocorre quando o alvo interrompe o feixe de luz dispostos entre as 2 unidades independentes colocada frente a frente. Uma das unidade contem o transmissor e a outra o receptor
Difusão – Ocorre quando o alvo a ser detectado entra na região de sensibilidade e reflete ao receptor a luz emitida pelo transmissor, sendo que transmissor e receptor, são montados na mesma unidade. (Bate no objeto diretamente e volta)
10) Refletivo – O Acionamento ocorre quando o objeto a ser detectado interrompe o feixe de luz que chega ao receptor por um espelho prismático. Nestes sensores Transm. e Receptor são montados na mesma unidade. (Bate no espelho)
11) Calculo no CADERNO.
12)
Sensores indutivos
distancia sensorial
Formatos tubulares e não tubulares,
conexão de 2, 3, 4 fios,
com encapsulamentos metálicos ou plásticos resinados,
Cabos ou com conectores M8 ou M12,
tensão de alimentação nas faixas
grau de proteção
configurações de sinal de saída:
* Saída PNP ou NPN
...