Principais conceitos e Síntese
Tese: Principais conceitos e Síntese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naike • 15/10/2013 • Tese • 823 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
PASSO 01-
Principais conceitos e Síntese
Just in time É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
Engenharia Simultânea É uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, a todos os ciclos de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e preferências dos clientes.
Tecnologia de Grupo È uma filosofia de manufatura na qual as peças ou outros objetos similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa.
Consórcio Modular È uma estratégia única construída em termos de conceitos logísticos que procuram utilizar de forma eficiente e criativa as ferramentas, os processos e soluções conhecidas na prática para criar um novo conceito de produção, no qual fornecedores são partes do processo de produção.
Células de produção É um conceito que divide uma fabrica em pequenas fabricas mais ou menos independentes e não obrigatoriamente no mesmo prédio. A soma dos produtos dessas unidades compõe o produto final.
Desdobramento da Função Qualidade É uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
Comakership É a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
Sistemas Flexíveis de Manufatura São Sistemas de produção altamente automatizados, capacitados a produzir uma grande variedade de diferentes peças e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle.
Benchmarking É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
Produção Customizada – È um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto.
Evolução histórica da Administração Da Produção De Operações desde a Revolução Industrial até os dias de hoje.
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se para o mundo a partir do século XIX, alterando profundamente as relações sociais e econômicas no meio urbano e as condições de vida dos trabalhadores. Em meio aos grandes acontecimentos de hoje uma empresa de qualquer porte, necessita estar sempre em alerta aos acontecimentos atuais para assim, estar capacitada a elaborar planos e desenvolver estratégias de melhorias sendo assim uma empresa sempre em vantagem competitiva.
Estes e outros fatores continuam a combinar-se com desenvolvimentos históricos para modelar as maneiras pelas quais administramos os sistemas de produção.
Atualmente, a Administração da Produção e Operações (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização.
...