Processador NEANDER-X
Trabalho Escolar: Processador NEANDER-X. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilabrito • 16/10/2013 • 809 Palavras (4 Páginas) • 1.325 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO ADS
ATIVIDADE ESTRUTURADA EM ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
ESTUDO DO PROCESSADOR
NEANDER-X.
FORTALEZA-CE
2013
INTRODUÇÃO
Um dos problemas encontrados no ensino de arquitetura de computadores é fazer com que os alunos compreendam corretamente o funcionamento de um processador, proporcionando também uma visão comparativa sobre algumas possibilidades arquiteturais.
O ensino efetivo de arquiteturas de computadores praticamente obriga o professor ao uso de um simulador. Infelizmente, os simuladores atualmente disponíveis para ensino no Brasil (o que muitas vezes significa serem sistemas gratuitos), apresentam uma interface de usuário pouco elaborada e com poucos recursos operacionais, e mesmo considerando o uso de arquiteturas mais simples, é usual por parte dos alunos certa dificuldade de trabalhar com eles. Por exemplo, alguns simuladores exibem a necessidade da codificação do programa diretamente em linguagem de máquina; outros exigem a execução de sequências de comandos para realizar as ações; outros ainda só suportam a execução em modo DOS.
O NeanderWin se tornou uma ferramenta muito útil para o ensino de arquitetura de computadores tendo sido usada pelos autores em turmas com níveis acadêmicos diversificados sempre com grande aproveitamento dos alunos. Nesse trabalho procuro mostrar o que aprendi sobre SIMULADORES e o processador NEANDER-X.
SOBRE O PROCESSADOR NEANDER-X:
1. Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?
8 bits
2. Quantos bits são utilizados para representar um endereço?
8 bits
3. Como são representados os números inteiros negativos?
É indicado pelo numero “1”
4. Quantas instruções podem existir?
O número de instruções do NEANDER-X é pequeno, apenas 16.
5. Qual o tamanho máximo de memória endereçável?
Uma memória de 256 posições (endereços) x 8 bits
6. Quais são os registradores disponíveis?
• AC: um registrador de 8 bits
• PC: um registrador de 8 bits (registrador-contador)
• RI: um registrador de 4 bits (ou 8)
• RDM: um registrador de 8 bits (largura do dado)
• REM: um registrador de 8 bits (largura do endereço)
7. Qual o formato de uma instrução?
1 ou 2 bytes
COMPAREMOS COM OUTRO PROCESSADOR
Neander Características:
Largura de dados e endereços de 8 bits
Dados representados em complemento de dois
1 acumulador de 8 bits (AC)
1 apontador de programa de 8 bits (PC)
1 registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z)
Ramses Características:
Quatro modos de endereçamento
Dois registradores de uso geral
Um registrador de índice
Indicadores de carry
Negativo e zero
Instruções adicionais (chamada de subrotina, negação e deslocamento de bits) •.
SOBRE INSTRUÇÕES, LEITURAS E ESCRITAS DE AMBOS:
Neander
Instruções 11*n + 8
Leituras 27*n + 18
Escritas 4*n + 3
Ramses
Instruções 5*n + 8
Leituras 11*n + 13
Escritas 1
O que é um Simulador?
Um simulador
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