Processo De Produção Do Cimento
Trabalho Escolar: Processo De Produção Do Cimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emmanoel • 13/5/2013 • 438 Palavras (2 Páginas) • 1.825 Visualizações
PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Nas fabricas de cimentos existiam dois processo clássicos: Via Úmida e o via seca.
Via Úmida – Embora primitivo, está sendo deslocado pelo a seco, especialmente nas novas usinas em virtude da economia de calor, do controle acurado e da mistura da matéria prima que ele proporciona.
No processo a úmido, o material solido depois de britado a seco é reduzido a um estado fina de moinhos tubulares, ou de bolas a úmido e passa na forma de suspensão por classificadores.
A suspensão é bombeada para corretores e adicionada 40% de água, sendo agitados continuamente para manter a mistura da lama grossa homogenia e se fazem os ajustes finais da composição.
Via Seca – No processo de via a seco tem a vantagem determinante de economizar combustível, já que não tem água para evaporar no forno.
A economia de combustível chega a ser até de 50% em relação ao de via úmida.
EXTRAÇÃO DA MATERIA PRIMA
A rocha calcaria é extraída das jazidas com auxilio de explosivos, pois apresenta grande resistência mecânica. O desmonte é feito em bancadas de 10 metros de altura em sentido decrescente.
O desmonte da argila é com pás carregadeiras e tratores, pois a argila tem pouca resistência mecânica. Feita sua extração em seu estado natural, a argila é transportada para o desagregador por meios de caminhão fora de estradas onde passarão por etapas de desagregação, e em seguida será transportada por meios de correias, onde em conjunto com uma ponte rolante, formará a pilha de argila nas condições adequadas, para a formação da farinha crua.
BRITAGEM
Os grandes de pedra de calcário fragmentadas pela explosão são levados ao britador em caminhão fora – de - estrada para serem submetidos à operação de britagem.
A britagem tem por objetivo reduzir a granulométrica do calcário para aproximadamente 25 mm. O Calcário britado é transportado para o deposito através de correias transportadoras para forma a pilha de calcário pré- homogeneizada.
PRÉ-HOMOGENIZAÇÃO E DOSAGEM
Consiste em colocar em camadas o calcário e a argila. Ao colocar estas camadas através de um lançador, forma-se uma pilha longitudinal de seção triangular. Uma vez formada a pilha, esta vista transversalmente mostra as diferentes camadas de matérias primas que a compõem. A recolha do material da pilha (Retoma) é feita no sentido transversal, assim consegue-se fazer entrar na corrente retomada todas as camadas de matéria prima que formaram a pilha.
Apesar do doseamento não serem exatos, o fato de uns e encontrarem em excesso é compensado por outros que se encontra em defeito e deste modo, a corrente possui muito aproximadamente a composição ideal.
...