Processo De Software
Trabalho Escolar: Processo De Software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Diego_Okada • 27/3/2014 • 2.507 Palavras (11 Páginas) • 714 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................03
2. OBJETIVO......................................................................................................04
3. PROCESSO DE SOFTWARE........................................................................05
3.1 MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE...............................................06
4. MODELO ESPIRAL........................................................................................07
4.1 BREVE HISTÓRIA DO MODELO ESPIRAL..................................................08
4.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO ESPIRAL........................10
4.3 EXEMPLO DO MODELO ESPIRAL................................................................11
4.5 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ATUAL..................................................13
5. CONCLUSÃO..................................................................................................14
6. REFERÊNCIAS................................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
Na sociedade atual que vivemos, o uso de recursos tecnológicos é parte fundamental para o desenvolvimento de qualquer área. Dessa forma torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento de softwares que auxiliem e agilizem os trabalhos diários. Para isso o uso de processos de software, são primordiais para desenvolver e projetar etapa por etapa softwares que com qualidade satisfaçam os requisitos dos clientes.
Dessa forma, neste trabalho será apresentado um modelo de processo de software, onde abordará uma breve história de sua criação e evolução, bem como suas vantagens e desvantagens, exemplos de aplicabilidade e a linguagem de programação atual recomendada para o desenvolvimento do mesmo.
2. OBJETIVO
Ajudar no aprendizado e aprimoramento do conhecimento na área da informática por abordar assuntos que visam o interesse do desenvolvedor de sistemas, pois devido ao avanço da tecnologia, faz-se necessário cada vez mais que o profissional de informática se torne capacitado para desenvolver com qualidade e satisfação softwares que auxiliem e agilizem as tarefas da sociedade com o um todo.
3. PROCESSO DE SOFTWARE
A utilização de um processo de software têm sido apontada como um fator primordial para o sucesso de empresas de desenvolvimento de software. Para poder melhor compreender o assunto é necessário definir o que é um processo de software.
Um Processo de software é um conjunto de atividades, métodos, ferramentas e práticas que são utilizadas para desenvolver ou evoluir um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo um dos principais meios para se obter software de qualidade, além de cumprir fielmente os contratos de desenvolvimento conforme os requisitos do usuário, tornando-se assim a resposta técnica adequada para resolver a Crise do software. Existem algumas razões para se utilizar processo de software dos quais podemos citar os seguintes:
• Redução dos problemas relacionados a treinamento, revisões e suporte à ferramentas;
• As experiências adquiridas nos projetos são incorporadas ao processo padrão e contribuem para melhorias em todos os processos definidos;
• Economia de tempo e esforço na definição de novos processos adequados a projetos.
Em cada fase de um processo de software definido são executadas as atividades básicas para que sejam atingidos os objetivos propostos. Estas atividades constituem um conjunto mínimo para se obter um produto de software. Entre elas podemos identificar as seguintes:
1. Especificação
1. Engenharia de Sistema: estabelecimento de uma solução geral para o problema, envolvendo questões extra-software.
2. Análise de Requisitos: levantamento das necessidades do software a ser implementado. A Análise tem como objetivo produzir uma especificação de requisitos, que convencionalmente é um documento.
3. Especificação de Sistema: descrição funcional do sistema. Pode incluir um plano de testes para verificar adequação.
2. Projeto
1. Projeto Arquitetural: onde é desenvolvido um modelo conceitual para o sistema, composto de módulos mais ou menos independentes.
2. Projeto de Interface: onde cada módulo tem sua interface de comunicação estudada e definida.
3. Projeto Detalhado: onde os módulos em si são definidos, e possivelmente traduzidos para pseudo-código.
3. Implementação
1. Codificação: a implementação em si do sistema em uma linguagem de computador.
4. Validação
1. Teste de Unidade e Módulo: a realização de testes para verificar a presença de erros e comportamento adequado a nível das funções e módulos básicos do sistema.
2. Integração: a reunião dos diferentes módulos em um produto de software homogêneo, e a verificação da interação entre estes quando operando em conjunto.
5. Manutenção e Evolução
1. Nesta fase, o software em geral entra em um ciclo iterativo que abrange todas as fases anteriores.
Desta forma as atividades relacionadas a um processo de software estão diretamente vinculadas com a produção do software como produto final. Dessa forma ao especificar
...