Processo de fundição
Artigo: Processo de fundição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danvanbran • 15/8/2014 • Artigo • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 259 Visualizações
ntrodução
1. Os métodos de fundição são muito antigos, sua importância é fundamental para o crescimento tecnológico desde os primórdios da humanidade. Seu aperfeiçoamento é contínuo, partindo desde pequenas peças fundidas artesanalmente às técnicas de siderurgia
O processo de fundição consiste no conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fusão, conseqüente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação
1. O processo de fundição consiste no conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fusão, conseqüente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação
2. Os processos podem ser classificados pelo tipo de molde e modelo e/ou pela força ou pressão usada par preencher o molde com o metal líquido.
O processo de fundição aplica-se a vários tipos de metais, tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e respectivas ligas. Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, zonamento e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação como conformação a quente.
1. O processo de fundição aplica-se a vários tipos de metais, tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e respectivas ligas. Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, zonamento e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação como conformação a quente.
Materiais e processos
1. Geralmente são fundidos metais e certos materiais sintéticos hà exemplos de plásticos e polímeros.
Antes da fusão do material, é necessária a preparação do molde. Este por sua vez consiste num componente cuja função é receber o produto liquefeito e transformá-lo por solidificação na peça correspondente ao modelo que serviu de base para a sua formação
1. Antes da fusão do material, é necessária a preparação do molde. Este por sua vez consiste num componente cuja função é receber o produto liquefeito e transformá-lo por solidificação na peça correspondente ao modelo que serviu de base para a sua formação
O processo de fusão se dá pelo aquecimento da matéria prima até atingir seu ponto de liquefação. Após derretida será escoada ou injetada, numa cavidade normalmente denominada molde. Uma vez resfriada, a matéria prima solidifica-se tomando a forma em positivo.
1. O processo de fusão se dá pelo aquecimento da matéria prima até atingir seu ponto de liquefação. Após derretida será escoada ou injetada, numa cavidade normalmente denominada molde. Uma vez resfriada, a matéria prima solidifica-se tomando a forma em positivo.
Os processos mais utilizados ainda para a confecção dos moldes convencionais são em areia de fundição ou terrasespeciais. Estes materiais são refratários e abundantes na natureza, os mais usados são a areia, gesso, cimento e outras substâncias cerâmicas.
1. Os processos mais utilizados ainda para a confecção dos moldes convencionais são em areia de fundição ou terrasespeciais. Estes materiais são refratários e abundantes na natureza, os mais usados são a areia, gesso, cimento e outras substâncias cerâmicas.
Etapas do processo
1. Primeiro deve se fazer o molde levando em conta todos aspectos. ( Como por exemplo drenos executados na feitura dos moldes de fundição, que se tratam de alguns canais de vazamento para possibilitar a drenagem do material .)
Esfriamento e solidificação
1. Esfriamento e solidificação
2. Esta é a etapa mais crítica de todo o processo, já que um esfriamento excessivamente rápido pode provocar tensões mecânicas na peça, se houver um resfriamento muito lento ocorrerá a diminuição da produtividade.
3. Os fatores mais importantes que afetam estes eventos são: o tipo metal, as propriedades térmicas do metal e do molde, a relação geométrica entre o volume e área da superfície da fundição e a forma do molde.
Desmoldagem
1. Desmoldagem
2. Após resfriado e solidificado o material fundido, é executada a retirada da peça do molde
3. Desrebarbeamento
4. Após retirada do molde de fundição a peça possui diversas rebarbas ocasionadas pelo vazamento através dos canais de respiro alimentação e dreno. Este processo consiste na retirada das sobras e rebarbas por esmeris, ou por lixadeiras.
Acabamento e limpeza
1. Acabamento e limpeza
2. É uma limpeza através de escovas de aço manuais ou rotativas, além da utilização de lixas, ou jatos de areia, se for o caso.
3. Quando a peça necessita de precisão absoluta em suas dimensões, ainda são torneadas, retificadas, usinadas ou manipulados
...