Processos de formação de chapa de plástico
Trabalho acadêmico: Processos de formação de chapa de plástico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: figurinha04 • 9/6/2014 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os processos de conformação plástica de chapas compreendem, basicamente, a conformação em geral e a estampagem profunda, também chamada embutimento. Eles envolvem sempre, inicialmente, o corte das chapas metálicas em pedaços, chamados discos, mais particularmente, ou esboços, mais geralmente, e o posterior dobramento (ou encurvamento) dos pedaços de chapas; esses processos são geralmente feitos a frio (eventualmente a quente, de acordo com as necessidades técnicas).
Os processos de conformação em geral realizam-se em prensas viradeiras, rolos conformadores ou outros tipos mais específicos de máquinas de conformação
Obrigado, tenha uma ótima leitura.
1. RELATÓRIO DESCRITIVO
3.1introdução
1. A A estampagem pode ser compreendida como processo de fabricação que utiliza o corte ou a deformação de chapas em operações de prensagem.
Materiais mais utilizados
As chapas metálicas de uso mais comum na estampagem são:
As feitas com as ligas de aço de baixo carbono; os aços inoxidáveis; as ligas alumínio-manganês; alumínio-magnésio e o latão70-30, que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos.
3.2– Processo
As Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como: Alta produção, Reduzido custo por peças,bom acabamento, não necessitando processamento posterior ,Maior resistência das peças devido à conformação, que causa o encruamento no material,baixo custo de controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios. Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.
Estampagem é um processo de conformação mecânica, geralmente realizada a frio, que engloba um conjunto de operações as operações são executadas geralmente com auxílio de ferramentas, instaladas em prensas, no qual uma chapa é colocada sobre uma matriz e submetida a uma força de um punção, de maneira a adquirir a forma geométrica da matriz,a seleção da prensa depende do formato, do tamanho e da quantidade de peças a serem produzidas e, consequentemente, do tipo de ferramental a ser utilizado.
3.3. Operações de estampagem
Realizadas por meio de prensas que podem ser mecânicas ou hidráulicas, dotadas ou não de dispositivos de alimentação automática das chapas, tiras cortadas, ou bobinas.
A seleção de uma prensa depende do formato, tamanho e quantidade de peças a serem produzidas e, consequentemente, do tipo de ferramental que será usado.
3.4 Operações de
...