Produtuvidade
Por: Clara Rocha • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 554 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Diretrizes e Ferramentas para controle de perdas – Avaliação
1ªQuestão:
a) Explique (sucintamente) o que são Indicadores.
São ferramentas para medir se os processos escolhidos para impulsionar a produtividade estão gerando o resultado esperado. Essas ferramentas demonstram se a empresa está logrando exito em relação as outras empresas, verificam melhora nos processos de produção e identificam problemas.
b) Na Gestão de Indicadores, como reduzir as incertezas?
Pode-se reduzir as incertezas por meio de avaliações constantes baseada em regras de desempenho e programas de monitoramento, como levantamento de processos e padronização das fases da produção.
c) Cite 4 critérios para geração, medição e uso de indicadores.
Seletivo ou importante;simples e claro;confiável e coerente;estável e durável.
d) Explique o que é a RUP (Razão Unitária de Produção). A RUP real (desagregada) é maior ou menor do que a RUP global (“caixa preta”)? Por que?
A razão unitária de produção é um indicador que mede a quantidade de trabalho realizada por um homem ou por uma equipe em um certo período de tempo. RUP desagregada é maior que a RUP global. Porque a global envolve a mão de obra de apoio no cálculo , ao qual aumenta o número de trabalhadores mas não influencia no resultado real da produtividade. Por tal redução deve se procurar atingir sempre uma maior produtividade global.
e) Explique sobre a importância de se investir em ferramentas de produtividade.
Pode-se dizer que produtividade é fundamental para qualquer empresa e que a gestão bem aplicada , baseada em processos e metas de desempenho pode ter impacto positivo nos resultados da empresa, influenciando na padronização dos produtos e serviços, pontos fortes e fracos e setores mais lucrativos, desta forma facilitando o gerenciamento e a tomada de decisões.
f) Como reduzir perdas nos canteiros (Mão-de-obra, Materiais e Equipamentos), utilizando os conceitos de produtividade?
As perdas nos canteiros podem ser reduzidas com a contínua percepção dos consumos de material e equipamentos da obra. O estudo dos índices de produtividade no local, comparado com o do orçamento da obra servirá para analisar o desvio entre o planejado e o realizado, vindo a servir como ferramenta para o planejamento de novos empreendimentos com uma produção mais enxuta. Utilizando-se os conceitos de produtividade, pode-se também criar uma política de prêmios para mão-de-obra baseada na produção, assim otimizando a realização dos serviços através da motivação dos colaboradores.
g) Produza uma ferramenta (na forma de planilha) para apropriar informações sobre algum serviço no canteiro de obras (exemplo: execução de formas), a fim de estudar a produtividade associada a serviço. Faça uso de todas as variáveis que jugar pertinentes. Utilize os conceitos aprendidos no exercício prático realizado em sala de aula (consulte a planilha disponível no site do NPPG).
Serviço : Elevação de alvenaria Equipes de produção
Parâmetro: 1 pavimento de um prédio residencial 800 m² 1 2 3 4
Custo material (R$) 6500 6760 7020 7150
Homens(H) 10 7 8 9
Tempo (min) 540 480 540 720
Tempo (h) 9,00 8,00 9,00 12,00
H.h 90,0 56,0 72,0 108,0
...