Produção Textual
Casos: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roberto.chin • 2/10/2013 • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
COESÃO
TEORIA E PROPOSTA DE EXERCÍCIOS COM GABARITO DE RESPOSTAS.
Em seguida, acompanhe algumas ilustrações de mecanismos de coesão bastante usuais. Você irá, pela observação e realização de atividades, exercitando a sua compreensão do tema progressivamente.
A) Coesão gramatical
Fazem parte deste mecanismos os:
a) Casos de coesão frásica, a qual ocorre entre componentes da frase.
Trata-se das ligações que se estabelecem, por exemplo, entre:
sujeito e verbo - sintaxe de concordância verbal
Nós /saímos
verbo e seus complementos - sintaxe de regência verbal:
Gosto/de/flores
nomes e seus complementos - sintaxe de regência nominal
Horror /a/ deslealdade
determinantes (os adjetivos, artigos, numerais, pronomes adjetivos) e determinados (os substantivos - sintaxe de concordância nominal
As /belas /coisas/ que então você me dizia.
1- atividades de auto-avaliação
Sublinhe, no texto a seguir, mecanismos de coesão entre os elementos da frase:
“Há 35 anos Campos do Jordão é palco do mais importante festival de música erudita do Brasil. Idealizado pelo Maestro Eleazar de Carvalho e priorizando a formação de músicos e regentes, o Festival vem registrando a participação dos mais importantes nomes da música do Brasil e do mundo. Inspirado no modelo americano de Tanglewood - que vem evoluindo na
experiência brasileira -, é realizado anualmente com o objetivo de reunir, fomentar, fortificar e divulgar o manancial artístico, sobretudo musical, das Américas.”
b) Casos de coesão interfrásica ( junção), a qual ocorre entre orações no período:
Acontece nas relações conjuntivas, em que se estabelece uma correlação entre aquilo que já se disse ( uma oração ) e o que será dito em seguida ( outra oração).
Também chamada coesão interfrásica - indica os variados tipos de interdependência semântica, ou seja, de sentido, existente entre as frases na superfície textual.
Sem usar o conector adequado à relação que deseja expressar, você estará prejudicando definitivamente o sentido do texto que produzir.
:
Saíram /e/ voltaram em poucos minutos.
Saíram, /mas/ voltaram logo.
Saíram, /quando/ eu cheguei.
Saíram, /conforme/ combinamos.
Saíram,/ a fim de que/ não os encontrassem.
Agora realize a atividade a seguir para exercitar o novo conhecimento.
2 - atividade de auto-avaliação
Utilize , no texto a seguir, elementos de coesão entre as orações do período, garantido-lhes sentido:
“ (...) os jogos modernos já foram palco de disputas políticas e ideológicas, ................ aconteceu, por exemplo, em 1936, .................. as Olimpíadas de Berlim ficaram conhecidas como "jogos do nazismo". Era interesse do ditador alemão Adolf Hitler usar os resultados dos jogos ....................... se provasse a superioridade da raça ariana. Com a vitória dos negros norte-americanos, os propósitos de Hitler fracassaram.
c) Casos de coesão temporal
Lendo Aparecida Pinilla*, trata-se do seguinte: “uma seqüência só se apresenta coesa e coerente quando a ordem dos enunciados estiver de acordo com aquilo que sabemos ser possível de ocorrer no universo a que o texto se refere, ou no qual o texto se insere. Se essa ordenação temporal não satisfizer essas condições, o texto apresentará problemas no seu sentido. A coesão temporal é assegurada pelo emprego adequado dos tempos verbais, obedecendo a uma seqüência plausível, ao uso de advérbios que ajudam a situar o leitor no tempo (são, de certa forma, os conectores temporais).” Exemplo :
“Escrevo crônicas esporádicas desde 1959; e regularmente em jornais e revistas há 33 anos, de forma ininterrupta. São mais de seis mil crônicas, algumas das quais, melhoradas (espero), foram repousar em seis livros do gênero. Do meio dessa vasta experiência, de vez em quando surge alguma carta ou manifestação que justifica todo o trabalho. Principalmente quando a gente sente que um pedaço de jornal ajudou uma vida, criou alguma consciência, fez companhia a alguma
solidão, serviu de texto em aula ou ajudou a plantar uma árvore. Vejam a seguir, porque fiquei tão recompensado, além de feliz, ao ler a carta de (...)”
Artur da Távola
3 - atividade de auto-avaliação
Sublinhe, no texto acima, os outros elementos de coesão temporal não assinalados.
d) Casos de coesão através de mecanismos referenciais:
- Maria conseguiu bons resultados? Ela disse que sim.
( ela faz referência a Maria, elemento já explicitado anteriormente.)
- Eu não quero muito: apenas paz e harmonia.
( paz e harmonia explicitam muito, dito anteriormente ).
Para seu conhecimento:
O exemplo em a) é chamado anáfora (an/antes; foro/relação);
O exemplo em b) é chamado catáfora (cata/posterior).
Você percebeu a diferença entre a anáfora e a catáfora?
Na anáfora, o elemento pressuposto – Maria – vem antes do elemento coesivo na frase – Ela.
Na catáfora, o elemento pressuposto - paz e harmonia – vem após o elemento coesivo na frase –
...