TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Orientada A Objetos

Monografias: Programação Orientada A Objetos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Agentes Inteligentes JADE

Abstract. This work tries to discuss and present the definition and characteris-tics of some intelligent agent technology, being implemented through the framework for application development oriented agents called JADE (Java Agent Development Framework). In the course of the work will also contain a simple example where this framework will be used, containing pictures and some steps on how it was built, trying to show and give the user some infor-mation and functions on the same.

Resumo. Neste trabalho buscamos abordar e apresentar a definição e algumas características da tecnologia de agentes inteligentes, sendo implementados através do framework para desenvolvimento de aplicações orientadas a agentes chamado de JADE (Java Agent Development framework). No longo do trabalho também irá conter um exemplo simples onde esse framework será usado, contendo imagens e alguns passos de como foi construído, tentando mostrar e dar ao usuário algumas informações e funções sobre o mesmo.

1. Introdução

Com a mudança de hábitos e conceitos em meio à rede mundial de computadores, os mesmos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas não apenas pelo entretenimento, como também por necessidade. Dentro deste conceito, podemos identificar a necessidade da criação de modelos cada vez mais complexos e que possam “trabalhar” por si próprios, sem a necessidade de interação humana.

Diante desta necessidade, a tecnologia de agentes tem tomado cada vez mais espaço no ramo da computação, principalmente na área de Inteligência Artificial, podendo criar através das metodologias criadas nestas áreas, aplicações capazes de executar tarefas de forma inteligente, podendo aprender a partir de determinadas entradas do usuário, executando tarefas por si próprias através desta aquisição de “conhecimento”.

O objetivo principal deste trabalho é o foco no desenvolvimento de um sistema inteligente podendo aplicar os princípios de segurança computacional nos mesmos, nos dando a capacidade de assimilar a importância da segurança dentro destas aplicações.

2. Agentes Inteligentes e Sistemas MultiAgentes

Com o aumento continuo do uso da tecnologia nas mais diversas áreas de comércio e serviços, se fez necessárias mudanças no tratamento de dados e de usuários, pensando nisso na metade da década de 90 foram criados os agentes inteligentes. Esses agentes foram considerados a evolução da programação orientada a objetos, e chamaram muito a atenção de programadores e cientistas daquela época, pelos agentes serem intimamente ligados com a área de inteligência artificial.

No conceito, agente significa alguém quem faz determinada ação, administra determinado trabalho, e inteligente, que é capaz de achar a melhor resposta, que encontra a melhor saída. Com esses dois conceitos temos os agentes inteligentes, que são sistemas que são capazes de realizar ações de modo autônomo, e assim conseguem direcionar para o melhor caminho ou conseguindo o melhor resultado.

Essa tecnologia quando criada chegou com cara de ficção cientifica, e fez mudar totalmente o pensamento e a forma de o usuário interagir com o seu computador, aproximando-se ainda mais da máquina, fazendo dela por exemplo um ajudante na hora de utilizar certos sistemas ou softwares.

Segundo Ted Selker, 2001 “Um agente é um software que sabe fazer coisas que provavelmente você faria você mesmo se tivesse tempo.”, ou seja, além de nos auxiliar eles são capazes de resolver problemas sozinhos, mas para isso no sistema deve haver os passos pré-definidos.

Esses agentes podem ser divididos em 4 tipos ou famílias:

• Agentes Reativos: são capazes de detectar o que esta acontecendo no ambiente onde esta alocado, e através dessa percepção realizar com as ações corretas ou com a mudança oportuna no ambiente. Não tem como característica a interação com o usuário, apenas com o ambiente.

Figura.1 – Estrutura de agentes Reativos

• Agentes Pró-Ativos: esta categoria de agentes é mais eficaz e mais oportunista, além de analisar o seu ambiente no momento, ele usa de um histórico de ações e estados em que seu ambiente estava, e analisa em que tais ações e estados resultaram, e depois toma decisões mais voltadas aos seus objetivos, assim dando respostas mais certeiras. Como por exemplo um buscador de palavras, que através do histórico de palavras já pesquisadas procura responder a atual solicitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com