TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Orientada A Objetos

Trabalho Universitário: Programação Orientada A Objetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

História

Nos anos 60 é lançado a Simula-67 que apresentou pela primeira vez os conceitos de classes, rotinas correlatas e subclasses. Na década de 70 a Seros-PARC cria a Smalltak até hoje considerada a mais pura das LPOO. No final da década de 80 aparece a C++, uma linguagem híbrida.

Orientação a Objetos é o maior avanço em software destes últimos anos. É uma forma mais natural de se analisar o mundo. Ela nos permite construir sistemas melhores e, além disso, de maneira mais fácil. Será a mais importante das tecnologias emergentes na área de software nos anos 90.

As técnicas estruturadas que, sem dúvida, atualmente são as mais populares na comunidade de informática, obtiveram grande aceitação desde que foram lançadas no final dos anos 70. Contudo à medida que foram sendo utilizadas, a decomposição funcional mostrou-se inadequada em situações de sistemas complexos e principalmente para profissionais iniciantes. Os aperfeiçoamentos introduzidos em 1984, por Sthephen M e John F Palmer e, mais tarde, complementados por Stephen Mellor e Paul Ward, para sistemas em real-time, ajudaram a análise estruturada a se tornar mais eficiente. Contudo os sistemas criados comas técnicas estruturadas ainda são difíceis de serem incrementados com novas funções e as alterações em funções já existentes, muitas vezes, provocam sérios problemas em outras partes do software.

A Importância Da Linguagem

Orientada a Objetos

A programação orientada a objetos surgiu com o principal objetivo de unir os dados e funções em um único elemento: o objeto. Esta metodologia traz uma série de vantagens sobre linguagens de programação procedural, como o C. A Linguagem orientada a objetos é muito importante aos softwares da atualidade, pois proporciona: Reusabilidade, Encapsulamento e Produtividade.

Reusabilidade: as classes que compõem um sistema podem ser aproveitadas em outros sistemas, sem qualquer alteração, pois dados e funções estão contidos dentro da classe. Caso haja necessidade, pode-se criar novas classes baseadas em outras já existentes, herdando as características da classe pai. (Modularização).

Encapsulamento: proteção dos dados contra alterações indevidas. O encapsulamento mantém escondidos dados e métodos do objeto. Pode-se explicitamente declarar o grau de visibilidade de atributos e métodos.

Produtividade: A partir do momentoque temos a disposição uma coleção de classes devidamente testadas e com um funcionamento a prova de erros, para criar novos sistemas basta usar estas classes, sem nenhuma necessidade de reescrever e adaptar código. Isto dá, sem sombra de dúvida, maior rapidez e, conseqüentemente, produtividade no desenvolvimento de sistemas.

Devido aos diversos sistemas complexos que são criados hoje em dia a linguagem mais usada é a Orientada objetos e suas principais vantagens são:

Vantagens da Orientação a Objetos

• Vantagens Diretas – maior facilidade para reutilização de código e por conseqüência do projeto – possibilidade do desenvolvedor trabalhar em um nível mais elevado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com