Programação Orientada A Objetos
Resenha: Programação Orientada A Objetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: srsalazar • 21/2/2015 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Orientação a objetos é uma maneira de programar que ajuda na organização e resolve muitos problemas
enfrentados pela programação procedural.
Consideremos o clássico problema da validação de um CPF. Normalmente, temos um formulário, no qual
recebemos essa informação, e depois temos que enviar esses caracteres para uma função que irá validá-lo,
como no pseudo-código abaixo:
cpf = formulario->campo_cpf
valida(cpf)
Alguém te obriga a sempre validar esse CPF? Você pode, inúmeras vezes, esquecer de chamar esse validador.
Mais: considere que você tem 50 formulários e precise validar em todos eles o CPF. Se sua equipe tem
3 programadores trabalhando nesses formulários, quem fica responsável por essa validação? Todos!
A situação pode piorar: na entrada de um novo desenvolvedor, precisaríamos avisá-lo que sempre devemos
validar o cpf de um formulário. É nesse momento que nascem aqueles guias de programação para o
desenvolvedor que for entrar nesse projeto - às vezes, é um documento enorme. Em outras palavras, todo
desenvolvedor precisa ficar sabendo de uma quantidade enorme de informações, que, na maioria das vezes,
não está realmente relacionado à sua parte no sistema, mas ele precisa ler tudo isso, resultando um entrave
muito grande!
Outra situação onde ficam claros os problemas da programação procedural, é quando nos encontramos na
necessidade de ler o código que foi escrito por outro desenvolvedor e descobrir como ele funciona internamente.
Um sistema bem encapsulado não deveria gerar essa necessidade. Em um sistema grande, simplesmente não
temos tempo de ler uma parte grande do código.
Considerando que você não erre aí e que sua equipe tenha uma comunicação muito boa (perceba que
comunicação excessiva pode ser prejudicial e atrapalhar o andamento), ainda temos outro problema: imagine
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